Rui Costa defende programas de renda contra a evasão escolar na Bahia
Taxa de abandono escolar no ensino médio caiu para 3%, segundo afirma o ex-ministro

A Bahia registrou avanços significativos na permanência de estudantes em sala de aula, com a taxa de abandono escolar no Ensino Médio caindo para 3%.
O cenário positivo foi destacado pelo ex-ministro e pré-candidato ao Senado, Rui Costa (PT), neste sábado (27), durante a plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) em Barreiras.
Segundo os dados mais recentes do Censo Escolar, o índice de abandono, que já chegou a quase 20% em gestões anteriores e estava em 12,9% em 2022, recuou drasticamente.
Melhora nos indicadores educacionais
Os números oficiais do Censo demonstram uma evolução real na estrutura do Ensino Médio baiano nos últimos anos:
- Abandono escolar: Redução de 12,9% para 3%.
- Taxa de reprovação: Queda de 16,3% para 4,6%.
- Distorção idade-série: O atraso escolar de alunos em relação à idade recomendada recuou de 41,3% para 24%.
De acordo com o ex-ministro, programas de transferência de renda focados na educação, como o Bolsa Presença(estadual) e o Pé-de-Meia (federal), foram determinantes para essa mudança. Juntas, as duas iniciativas somaram mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos no estado apenas em 2025.
Foco na educação infantil
Durante o evento, Rui Costa convocou os prefeitos da região Oeste a manterem esforços firmes no combate ao analfabetismo e reforçou a importância da base escolar.
“Todo mundo sabe o esforço que é construir uma casa. Se a base for mal feita, a casa cai ou racha. Na educação é a mesma coisa, por isso a educação infantil é tão importante”, defendeu.
O ato político na Bacia do Rio Grande reuniu o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner, além de prefeitos e lideranças da região para debater as próximas etapas das políticas públicas do estado.



Comentários: