Jerônimo Rodrigues inaugura radioterapia do Hospital do Oeste e anuncia ampliação de R$ 62 milhões em Barreiras

Complexo representa a quarta unidade do tipo implantada pela gestão estadual no interior da Bahia

Bahia
Jerônimo Rodrigues inaugura radioterapia do Hospital do Oeste e anuncia ampliação de R$ 62 milhões em Barreiras
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O tratamento oncológico na macrorregião Oeste da Bahia recebeu um incremento nesta sexta-feira (26) com a inauguração do novo serviço de Radioterapia do Hospital do Oeste (HO), localizado no município de Barreiras. A solenidade foi liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, marcando a entrega de uma estrutura tecnológica que recebeu investimento de R$ 9,8 milhões do Tesouro Estadual.

O complexo representa a quarta unidade do tipo implantada pela gestão estadual no interior da Bahia e a primeira em funcionamento no Oeste, permitindo que pacientes com câncer realizem procedimentos de alta complexidade sem a necessidade de deslocamentos interestaduais ou para a capital.

Durante a agenda institucional em Barreiras, o chefe do Executivo baiano assinou a ordem de serviço que autoriza o início imediato das obras de reforma geral e ampliação física do Hospital do Oeste, intervenção orçada em R$ 62 milhões.

O projeto prevê a expansão da capacidade instalada da unidade, que saltará de 300 para 360 leitos operacionais, englobando a abertura de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 30 leitos de enfermaria clínica e um moderno centro cirúrgico equipado com 11 salas de alta tecnologia.

O plano de modernização do HO, que completa duas décadas de funcionamento, realizando mais de 500 mil atendimentos ambulatoriais e 14 mil internações anuais, contempla ainda a instalação de um parque de ressonância magnética, novas alas de emergência e a criação de um Centro de Ensino e Pesquisa.

O pacote de investimentos em saúde pública direcionado à região incluiu a assinatura da autorização para a publicação do edital de licitação visando à construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), equipamento voltado ao atendimento de pacientes com disfunções físicas, visuais, intelectuais e auditivas.

Jerônimo Rodrigues também realizou a entrega técnica de duas vans destinadas à logística de transporte do Consórcio da Policlínica Regional de Barreiras, além de participar do ato de repasse de 15 veículos de assistência sanitária, adquiridos em parceria com o Ministério da Saúde, que serão distribuídos para reforçar as frotas municipais de 12 prefeituras do Oeste baiano, consolidando a descentralização dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos fortalecendo a regionalização da saúde e levando serviços cada vez mais especializados para o interior da Bahia. A radioterapia representa mais dignidade para quem enfrenta o tratamento contra o câncer, evitando longas viagens e permitindo que o paciente permaneça próximo da família durante esse processo. Este é o quarto serviço de radioterapia implantado pelo Governo do Estado no interior da Bahia e o primeiro em toda a região Oeste, fortalecendo a descentralização do tratamento oncológico”, declarou Jerônimo Rodrigues.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.