Entregas em Itabuna ampliam assistência à saúde na região Sul da Bahia
Investimentos do Governo da Bahia contemplam novos leitos, ambulatório especializado e requalificação da Base Regional de Saúde, beneficiando moradores de 22 municípios

Os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Itabuna, passam a contar com 42 leitos requalificados no Pavilhão Francisco Ferreira. A entrega da estrutura ocorreu nesta quinta-feira (25), com a presença da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana. Na mesma agenda, também foi inaugurado o novo Ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
A requalificação dos leitos recebeu investimento de R$ 615 mil do Governo do Estado. O espaço foi equipado com centrais de ar-condicionado, enquanto a Santa Casa realizou melhorias na infraestrutura, incluindo a substituição das redes elétrica e hidráulica, reforma do corredor e do posto de medicação, instalação de novo piso em manta e troca completa do telhado.
Durante a entrega, a secretária Roberta Santana destacou a importância dos investimentos para fortalecer a assistência à população da região.
“Aqui a população de 22 municípios da região encontra uma assistência de qualidade pelo SUS. A Secretaria da Saúde do Estado mantém um investimento de R$ 48 milhões para os moradores terem acesso aos serviços das três unidades mantidas pela na Santa Casa de Itabuna”, afirmou.
O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, ressaltou os benefícios da obra para pacientes, acompanhantes e profissionais da unidade.
“É um ambiente pensado para proporcionar um conforto ainda maior para os pacientes e acompanhantes, visando também condições dignas de trabalho para os profissionais. Essa obra é resultado da parceria que a nossa instituição estabeleceu com o município de Itabuna e o Governo da Bahia. A requalificação e reabertura desses leitos é uma conquista para o povo de Itabuna e região”, afirma o provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece.
Além da entrega dos leitos, o Governo do Estado inaugurou o novo Ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. O espaço recebeu R$ 281 mil em equipamentos e mobiliário e conta com 10 consultórios destinados a especialidades como ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e urologia.
A unidade, que é referência macrorregional para 22 municípios, já havia recebido, em março de 2025, mais de R$ 56,3 milhões em investimentos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para ampliação da estrutura e aquisição de equipamentos.
A agenda em Itabuna também marcou a entrega das novas instalações da Base de Itabuna do Núcleo Regional de Saúde Sul. A requalificação do espaço recebeu investimento de aproximadamente R$ 2,6 milhões, contemplando melhorias na estrutura física para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e ampliar a qualidade dos serviços prestados à população, incluindo o atendimento farmacêutico.
A modernização integra o plano da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) de requalificar as sedes dos nove Núcleos Regionais de Saúde e das Bases Regionais em todo o estado.



Comentários: