Vítimas de abuso sexual terão atendimento 24h no Hospital da Mulher

Atendimento se estende as mulheres trans

Bahia
Vítimas de abuso sexual terão atendimento 24h no Hospital da Mulher
Foto: Divulgação

O Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma, vai disponibilizar uma equipe especializada para acolher e atender mulheres vítimas de abuso e violência sexual. O time inclui ginecologistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas.

O atendimento será realizado pelo Serviço AME (Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual), que funcionará 24 horas por dia, recebendo mulheres cis e trans a partir dos 12 anos, sem necessidade de agendamento prévio.

Casos também podem ser encaminhados por órgãos da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, como o sistema judiciário e policial, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Delegacia Especial de Atenção à Mulher (Deam), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA).

No hospital, as pacientes terão acesso a exames laboratoriais sorológicos, profilaxia para HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), contracepção de emergência e avaliação médica em parceria com o IML. Para melhores resultados, é recomendado que o atendimento ocorra em até 72 horas após o episódio de violência. Caso deseje, a mulher também poderá receber apoio para o registro da ocorrência em uma delegacia especializada. Desde sua criação em 2017, o Serviço AME já acolheu mais de 1.500 mulheres.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.