Treino de força para mulheres: como combater depressão e ansiedade com exercícios resistidos
Exercícios de força liberam hormônios do bem-estar e auxiliam mulheres a superar ansiedade e depressão

Muito mais que uma questão estética, o treino de força para mulheres tem se destacado como um importante aliado no combate à depressão e ansiedade. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o Brasil como o país com maior taxa de ansiedade no mundo, afetando 9,3% da população. A situação é ainda mais preocupante entre as mulheres: pesquisa da ONG Think Olga revela que 7 em cada 10 diagnósticos de ansiedade e depressão são femininos.
Guilherme Duarte, coordenador da Rede Alpha Fitness, destaca que o treino resistido ajuda na liberação de endorfinas e serotonina, substâncias diretamente ligadas à sensação de prazer e bem-estar. “Com treinos individualizados e acompanhamento profissional, os benefícios vão muito além do físico, atingindo o equilíbrio emocional”, afirma.
Além de promover bem-estar e autoconfiança, a prática regular do treino de força representa empoderamento e autocuidado, especialmente para mulheres que enfrentam desafios diários. O especialista reforça a importância da atividade física como estratégia efetiva para redução dos sintomas de ansiedade e depressão, além de prevenir doenças e contribuir para uma velhice mais saudável.
Incluir o treino de força na rotina é, portanto, uma forma acessível e eficaz para mulheres melhorarem a saúde mental e emocional, fortalecendo corpo e mente.
Comentários: