Tecnologia e luz garantem segurança no Virada Salvador 2026

Prefeitura instala mais de 1.350 projetores e ativa central de videomonitoramento para assegurar conforto e segurança do público na Arena O Canto da Cidade

Notícias Salvador
Tecnologia e luz garantem segurança no Virada Salvador 2026
Foto: Thais Tosta/ Secom PMS

A Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), realiza uma operação especial para reforçar a potência e aumentar a eficiência da iluminação em toda a área do Festival Virada Salvador 2026. A ação tem como foco garantir mais segurança, conforto e visibilidade ao público que participa do evento, realizado na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio, até o dia 31 de dezembro.

Como parte da estrutura montada para o festival, a Dsip implantou uma central de videomonitoramento dentro da arena. O sistema conta com 75 câmeras da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), que monitoram em tempo real 24 zonas de iluminação, abrangendo áreas internas e externas do evento. A tecnologia permite identificar rapidamente falhas nos pontos de luz e acionar as equipes técnicas com agilidade, garantindo o funcionamento contínuo da iluminação durante todos os dias da festa.

De acordo com o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães, o uso da tecnologia tem sido essencial para a eficiência da operação. “A central de monitoramento nos dá uma visão ampla de toda a área iluminada do evento. Isso facilita a identificação de ajustes ou manutenções necessárias, tornando o trabalho das equipes mais ágil e assegurando que a iluminação funcione de forma ininterrupta”, destacou.

A atuação da Diretoria de Iluminação integra o conjunto de serviços públicos mobilizados para o Festival da Virada, contribuindo para a organização do evento por meio de uma infraestrutura luminosa planejada, eficiente e permanentemente monitorada.

Para atender à demanda do festival, foram implantados mais de 1.350 projetores de reforço, além da instalação de 160 postes e cerca de 15 quilômetros de rede elétrica. A operação envolve 155 profissionais, responsáveis pela montagem, operação e manutenção do sistema, com equipes atuando em regime de plantão diurno e noturno durante todo o período do evento.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.