Tarifaço de Trump cai: Setre vê mais empregos na Bahia com exportação

Política
Tarifaço de Trump cai: Setre vê mais empregos na Bahia com exportação
Divulgação

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos, celebrou a decisão do governo dos Estados Unidos de reverter as tarifas extras — apelidadas de “tarifaço” — impostas a importantes produtos brasileiros. A medida, anunciada pela administração do presidente Donald Trump, é vista como um fator que beneficiará diretamente a Bahia, projetando maior geração de emprego e renda no estado.

Segundo Vasconcelos, o recuo dos EUA em relação às tarifas sobre produtos como café, cacau, frutas, açaí, petróleo e carvão representa uma “vitória da diplomacia brasileira”.

“Trump recua e retira o tarifaço sobre produtos importantes da nossa pauta de exportações. Café, Carne bovina, Açaí, Frutas, Cacau, Coco, Petróleo e Carvão, são alguns dos itens que não sofrerão mais tarifas extraordinárias para entrarem no mercado norte-americano”, afirmou o secretário.

Impacto Direto na Economia Baiana

Para o titular da Setre, a anulação das sobretaxas abre novas perspectivas de crescimento econômico, especialmente para setores produtivos da Bahia que haviam sentido o impacto das tarifas elevadas.

“Essa medida vai beneficiar a economia baiana que vende alguns desses itens para os EUA”, destacou Augusto Vasconcelos.

Ele ressaltou que a postura firme do Brasil, com a reabertura dos canais diplomáticos, foi crucial para o avanço das negociações. “O Presidente Lula teve uma postura firme, de defesa da nossa soberania nacional e não aceitou chantagens. Após a reabertura dos canais diplomáticos, conseguimos avançar.”

Foco na Diversificação e Relações Internacionais

O secretário do Trabalho reforçou o compromisso do governo baiano em acompanhar os desdobramentos da medida e em continuar trabalhando para fortalecer as relações comerciais internacionais.

“A gente segue firme, buscando ampliar os horizontes das nossas relações internacionais. Buscando novos parceiros comerciais, diversificando mercados, sem deixar de lado os antigos, a exemplo dos Estados Unidos. Toda a equipe do nosso governo está acompanhando os desdobramentos dessas negociações. É uma ótima notícia para a economia brasileira”, pontuou.

A expectativa é que, com a ampliação da competitividade dos produtos baianos no mercado norte-americano, haja um aquecimento dos setores produtivos, resultando em um impacto positivo e direto na geração de emprego e na renda dos cidadãos da Bahia.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.