Sete mil pessoas se reúnem na Praça Irmã Dulce durante show do Padre Fábio de Melo

Salvador
Sete mil pessoas se reúnem na Praça Irmã Dulce durante show do Padre Fábio de Melo

Fotos: Lucas Moura/ Secom PMS

Texto: Nilson Marinho/ Secom PMS

Devotos de Santa Dulce dos Pobres e fãs do Padre Fábio de Melo se reuniram na noite desta segunda-feira (12) na praça que leva o nome da baiana canonizada, no Largo de Roma, para celebrarem juntos o penúltimo dia da festa em homenagem ao “Anjo Bom da Bahia”. O religioso se apresentou para cerca de 7 mil pessoas que estiveram presentes no evento, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

“Precisamos seguir os passos de Irmã Dulce, que nunca julgou ninguém, pelo contrário, apenas ajudou o próximo, sempre cuidando de quem mais precisava. Uma figura que nos inspira santidade”, comentou o padre antes de iniciar sua apresentação.

A festa em homenagem a Santa Dulce dos Pobres conta com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador. O subsecretário Walter Pinto Júnior comentou sobre a importância religiosa de Irmã Dulce e o legado que ela deixou para a capital, assim como para o estado da Bahia. Ele destacou ainda que eventos como esse são importantes para impulsionar o turismo religioso na cidade.

“Estamos atraindo um público cada vez maior de fiéis de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa do Brasil. É importante criar essa cultura, de fato, para que, no mês de agosto, possamos atrair não somente soteropolitanos, mas também baianos dos 417 municípios e pessoas de fora do nosso estado”, disse o subsecretário.

“Celebrar essa santa, da qual temos tanto orgulho, é algo muito significativo. Ela é uma santa que representa não apenas os brasileiros, mas também nossa cidade e nosso estado, especialmente em uma causa tão simbólica: a atenção à população mais carente e vulnerável. Inclusive, é nisso que nos espelhamos enquanto gestão pública, prestando atenção a essa população mais vulnerável e criando oportunidades de desenvolvimento e assistência social”, completou Walter.

Devoção – Arilma Silva, de 42 anos, é voluntária das Obras Sociais Irmã Dulce, devota da Santa e fã do Padre Fábio de Melo. Ela passou a admirar a então freira na adolescência, quando seu avô precisou dos cuidados do hospital administrado pela religiosa. Sentada em uma das primeiras cadeiras, com visão total do palco, ela aproveitou o penúltimo dia do evento.

“A festa dela é uma grande expectativa para todos nós, brasileiros, e acredito que para o mundo inteiro que é devoto do ‘Anjo Bom da Bahia’. Ela é linda, de coração humilde, e sempre olhou pelos mais necessitados. Eu tenho uma ligação muito forte com ela. Eu não tenho filhos, mas passo a devoção para todos os meus familiares. Alguns são de outras doutrinas, mas uma boa parte é católica, embora não tenham a mesma devoção que eu”, comentou.

Odenísia Maria Souza, de 75 anos, é moradora do bairro do Uruguai e compareceu ao Largo de Roma na companhia de uma vizinha. A aposentada admira o trabalho solidário que a Santa fez em vida e chegou a conhecê-la pessoalmente. Santa Dulce faleceu em março de 1992, aos 77 anos.

“Pude acompanhar o trabalho solidário que ela fazia por aquelas pessoas carentes que penavam pelas ruas de Salvador. Ela é um exemplo que merece ser seguido por todos nós. Hoje, também estou aqui para ver o Padre Fábio de Melo, que só assisto pela televisão. O evento está bem organizado e as expectativas são grandes”, disse a aposentada.

Encerramento – A festa em homenagem a Santa Dulce dos Pobres será encerrada nesta terça-feira (13). O evento, que começou no dia 1º deste mês, reuniu milhares de fiéis, devotos e admiradores da vida e obra da “santa dos pobres”.

No último dia do evento, que também é o dia oficial de celebração da santa, a programação começa com Alvorada Festiva, às 5h30, seguida por uma série de missas ao longo do dia.

Às 17h, na Praça que leva o nome da religiosa, acontecerá a Missa Campal presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Logo depois, às 19h, acontece a Procissão Luminosa. A caminhada será conduzida pela cantora Eli Abel, percorrendo o Caminho da Fé e culminando com a bênção do Santíssimo.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.