Salvador lidera geração de empregos no Nordeste e conquista 4ª posição no Brasil

Salvador
Salvador lidera geração de empregos no Nordeste e conquista 4ª posição no Brasil
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

O ano de 2025 tem sido extremamente positivo para Salvador do ponto de vista econômico. Além de registrar o maior número de novas empresas abertas no primeiro bimestre, a cidade se destaca como líder em geração de empregos na região Nordeste e ocupa a 4ª colocação no ranking nacional nos três primeiros meses deste ano. Esses dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com o CAGED, Salvador registrou 83.065 admissões e 69.144 demissões entre 1º de janeiro e 31 de março de 2025, resultando em um saldo positivo de 13.921 empregos formais. Esse desempenho coloca a cidade atrás apenas de São Paulo (48.250 vagas), Brasília (17.800) e Curitiba (15.143).

O setor de serviços foi o principal motor do crescimento, com a criação de 10.696 novas vagas formais. A construção civil veio em segundo lugar, com 3.116 admissões, seguida pela indústria, que gerou 1.255 postos de trabalho. A agropecuária, por sua vez, contribuiu com 32 novas vagas.

A secretária da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer, destaca que esse crescimento reflete a retomada econômica de Salvador, impulsionada por incentivos tributários e investimentos públicos e privados em setores estratégicos. Em 2024, por exemplo, a cidade apresentou um saldo positivo de 30.760 vagas criadas.

“Esse crescimento contínuo é resultado direto da retomada econômica que estamos vivenciando, especialmente com a abertura de novas empresas e investimentos em áreas como construção civil, indústria, turismo e serviços. Esses setores são essenciais para fortalecer nossa economia local e gerar mais empregos para a nossa população”, afirmou Giovanna.

Um fator preponderante para esse bom desempenho no início de 2025 foi o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). Entre as ações destacadas estão o programa Treinar para Empregar, que oferece capacitação em diversas carreiras com certificados e transporte garantido para os participantes, e o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), responsável pelo recrutamento, seleção e orientação para empresas que oferecem vagas.

Números – Salvador quebrou recordes na geração de novas empresas em 2025. Segundo um estudo da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), com base nos dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a cidade alcançou seu melhor resultado na série histórica no primeiro bimestre do ano. Nos meses de janeiro e fevereiro, foram formalizadas 12.173 novas empresas, superando o recorde anterior de 11.141 CNPJs, registrado no mesmo período de 2021.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.