Rubio responde carta de Flávio Bolsonaro e mantém cautela sobre tarifaço
A carta é encerrada com a mensagem: "Que Deus abençoe os Estados Unidos e o Brasil"

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, respondeu à carta enviada pelo senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e indicou que a proposta de aplicar tarifas de 25% sobre produtos brasileiros será mantida.
Em resposta, Rubio agradeceu a recente visita de Flávio a Washington, mas afirmou que a investigação comercial conduzida pelo governo norte-americano identificou divergências que ainda não foram solucionadas.
“Continuamos a ter diferenças substanciais na resolução das questões identificadas nesta investigação”, escreveu o secretário.
No início deste mês, Flávio encaminhou uma carta a Rubio pedindo que os Estados Unidos não adotassem o novo tarifaço contra produtos brasileiros. A informação foi divulgada pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
O anúncio da proposta ocorreu cerca de uma semana após um encontro entre Flávio Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em junho. Desde então, aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passaram a associar o senador à medida, acusando-o de atuar contra os interesses comerciais do Brasil.
Eleições de 2026
Na resposta, Rubio também comentou o cenário político brasileiro e afirmou acompanhar o “otimismo” de Flávio em relação às eleições presidenciais de outubro de 2026.
O secretário citou ainda a oferta feita pelo senador de colocar uma eventual equipe de transição à disposição do governo norte-americano, caso seja eleito presidente.
“Os Estados Unidos estão prontos para trabalhar cooperativamente com os líderes escolhidos pelo povo brasileiro para buscar uma estrutura de comércio e investimento ampla, justa e mutuamente benéfica”, afirmou Rubio.
A carta é encerrada com a mensagem: “Que Deus abençoe os Estados Unidos e o Brasil”.



Comentários: