‘Projeto verão’: saiba como evitar prejuízos aos joelhos ao praticar exercícios físicos
Com a chegada da estação, parte das pessoas tende a buscar, ou intensificar, prática

Dezembro é popularmente conhecido como o mês em que se coloca em execução o famoso ‘projeto verão’: visando às festas típicas da época, sobretudo o Carnaval, parte das pessoas tende a buscar, ou intensificar, a prática de exercícios físicos, em busca do corpo considerado ‘ideal’. Mas, a despeito dos objetivos individuais, devem ser tomados cuidados com relação à saúde dos joelhos, articulação que costuma ser diretamente afetada.
“Primeiramente, cabe salientar que exercício físico sempre é bem-vindo, desde que acompanhado de um checkup médico e de orientação profissional”, afirma o ortopedista Marcelo Midlej Reis, especialista em cirurgia nos joelhos. Ele lembra que, por ser também um período em que parte das pessoas tiram folgas ou férias, é natural que se tornem mais constantes as atividades ao ar livre, em ambientes como praias.
“Todo exercício deve ser antecedido por um alongamento, a fim de preparar o corpo para o que está por vir e, assim, evitar lesões”, orienta Marcelo. No caso de pessoas sedentárias, é importante ainda fortalecer a musculatura ao redor dos joelhos. “Exercícios que trabalham os isquiotibiais (conjunto de três músculos localizados na região posterior da coxa), como o agachamento, contribuem para a estabilidade dos joelhos e, consequentemente, a prevenção de distensões e lesões”, explica o ortopedista.
Ao mesmo tempo, não se deve começar por exercícios de alto impacto, como corrida de rua e salto na caixa, sem que o corpo esteja condicionado. “Essa dica serve também para os ‘apressadinhos’ que praticam musculação ou afins, que, da noite para o dia, esperam obter uma progressão de carga elevada”, alerta o especialista. “O corpo é soberano: se ele deu indícios de que está próximo do limite, é necessário obedecê-lo”, complementa.
Por último, mas não menos importante, vem o calçado. Segundo Marcelo, o praticante deve usar um produto que ofereça suporte adequado ao arco do pé, bom amortecimento e ajuste confortável. “Caso contrário, o impacto nas articulações se intensifica, acelerando o desgaste da cartilagem nos joelhos e aumentando o risco de artrose, assim como tendem a ocorrer inflamações como tendinite e bursite.”
Confira um resumo das dicas do ortopedista Marcelo Midlej Reis:
- Realizar checkup médico e buscar orientação profissional antes de começar a se exercitar;
- Fazer alongamento toda vez que for se exercitar e, no caso de pessoas sedentárias, fortalecer a musculatura ao redor dos joelhos;
- Não começar por exercícios de alto impacto e evitar excessos;
- Usar calçado adequado.
Comentários: