Prefeitura de Salvador volta a vencer prêmio que reconhece melhores práticas em redes sociais do Brasil

A Prefeitura de Salvador voltou a ser destaque nacional na comunicação pública. A capital baiana conquistou pela segunda vez o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, que reconhece as melhores práticas em redes sociais de órgãos públicos do Brasil. A cidade foi vencedora na categoria Atitude, voltada para instituições que se destacam na defesa e promoção de causas e ações de interesse público.
A premiação aconteceu nesta terça-feira (29), em Florianópolis (SC), durante o evento Redes WeGov, um dos maiores encontros do país voltados à Comunicação Pública, que reuniu profissionais de mídias sociais, publicitários e jornalistas de todo o Brasil.
Além do primeiro lugar em Atitude, Salvador também foi finalista em outras duas categorias: Inclusão e Diversidade, que valoriza instituições que promoveram a igualdade com conteúdos e posicionamentos de impacto; e Comunicação Como Serviço, destinada a iniciativas que priorizaram a entrega de informações e serviços públicos com clareza, agilidade e relevância.
Na disputa da categoria Atitude, a Prefeitura de Salvador superou outros cinco finalistas: a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Banco Central, o Governo do Mato Grosso, o Ministério Público do Paraná e a Polícia Rodoviária Federal.
A secretária municipal de Comunicação, Renata Vidal, exaltou o reconhecimento nacional de Salvador e salientou que o prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na capital baiana, buscando cada vez mais aproximar a gestão do cidadão. “Desde a primeira edição do prêmio temos figurado entre os melhores do Brasil. Isso mostra a consistência e a seriedade com que tratamos a comunicação pública. Nosso trabalho valoriza as pessoas, a identidade de Salvador e presta um serviço real ao cidadão. Estamos muito orgulhosos”, disse.
O diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador, PV Bispo, celebrou a conquista e destacou o compromisso da gestão em usar a comunicação como ferramenta de transformação social. “Esse prêmio é mais uma prova de que estamos no caminho certo, aproximando a população dos serviços públicos e das causas que realmente importam. Fazemos comunicação com propósito, com alma e, sobretudo, com a cara e o coração de Salvador”, afirmou.
Destaque – Salvador já havia sido premiada na primeira edição do Social Media Gov, em 2023, quando venceu na categoria Influencer. No início de 2025, a capital baiana alcançou uma marca histórica ao atingir 1 milhão de seguidores no Instagram, tornando-se o primeiro perfil oficial de prefeitura no mundo a alcançar essa marca.
Além disso, segundo dados da Social Media Gov, plataforma que monitora o desempenho digital de instituições públicas, Salvador liderou o número de interações nas redes sociais entre todas as prefeituras brasileiras em 2023. Um outro levantamento, realizado pela Monitor Data para o DataFórum, mostrou que a capital baiana lidera o ranking nacional de interações somadas nos perfis oficiais do X (ex-Twitter), TikTok, Instagram, Facebook e YouTube.
Comentários: