Prefeitura de Salvador leva vacinação contra o HPV para adolescentes em escolas
A vacina contra o HPV está disponível no SUS há 11 anos e tem a missão de prevenir o câncer de colo de útero, ânus, pênis e garganta

A Prefeitura de Salvador iniciou uma nova estratégia para impulsionar a vacinação de adolescentes contra o HPV. Desde a última segunda-feira (15), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está levando a imunização diretamente para instituições de ensino, visando alcançar jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados. Pela primeira vez, essa faixa etária é contemplada com a vacina gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A campanha, que se estenderá até dezembro, tem como objetivo principal atualizar a situação vacinal dos adolescentes. Além da vacina contra o HPV, outros imunizantes do calendário básico de saúde também serão oferecidos nas escolas. Essa abordagem facilita o acesso e elimina barreiras como a falta de tempo dos pais ou responsáveis para levar os filhos aos postos de saúde. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e busca garantir a saúde pública e a prevenção de doenças a longo prazo.
Segundo a coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, a ação é de extrema importância. “Manter a situação vacinal de crianças e adolescentes atualizada, além de assegurar um direito constitucional, é um ato de amor. Por isso, estamos unindo esforços no resgate desses jovens. Precisamos pensar no futuro, contribuir para que meninos e meninas estejam livres de sofrer com o tratamento doloroso da doença e, pior, do câncer”, explicou.
A vacina contra o HPV está disponível no SUS há 11 anos e tem a missão de prevenir o câncer de colo de útero, ânus, pênis e garganta. O imunizante faz parte do calendário para meninos e meninas de 9 a 14 anos, e de 9 a 45 anos para pessoas em condições especiais, como imunodeprimidos e vítimas de abuso sexual, mediante prescrição médica.



Comentários: