Postos de testagem montados pela Sesab ultrapassam marca de 30 mil exames

Estrutura montada pelo Governo da Bahia durante o São João amplia testagem, prevenção e assistência médica em Salvador e no interior do estado

Bahia
Postos de testagem montados pela Sesab ultrapassam marca de 30 mil exames
Foto: Leonardo Rattes/ Saúde GovBA

A estratégia da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para os festejos juninos já contabiliza 33.189 testes realizados para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em diferentes municípios baianos. A iniciativa integra um plano de descentralização do atendimento, fortalecimento da prevenção e ampliação do acesso ao diagnóstico durante o período de festas.

Os exames foram realizados em 16 postos de testagem distribuídos pela capital e pelo interior, contemplando testes para HIV, sífilis e hepatites B e C.

De acordo com o balanço da Sesab, 379 resultados tiveram diagnóstico positivo. Desse total, 349 casos foram reagentes para sífilis, 13 para hepatite C, nove para HIV e oito para hepatite B.

O diretor de Vigilância Epidemiológica da Bahia, Ramon Saavedra, destacou a importância da ação para a saúde pública. “Quando testamos as pessoas e detectamos ISTs, estamos antecipando o cuidado a elas e interrompendo possíveis transmissões”, afirma.

Entre os usuários que buscaram o serviço está a moradora de Alagoinhas, Janaína Silva, que aproveitou a estrutura disponível durante os festejos para realizar os exames preventivos.

“Acho muito importante estar conferindo rotineiramente como está a saúde. Ter o posto aqui facilita muito. A gente aproveita a festa e cuida da saúde”, disse.

Atendimento hospitalar reforçado

Além da testagem, a Sesab também ampliou os plantões em unidades hospitalares para atender possíveis ocorrências relacionadas às comemorações juninas.

Entre os dias 19 e 22 de junho, até as 8h desta segunda-feira, foram registradas nove ocorrências consideradas mais graves. Três casos envolveram queimaduras e outros seis foram provocados por explosões de bombas.

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, concentrou oito dos atendimentos, enquanto o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, registrou um caso.

Nos postos especiais de saúde montados pelo Governo do Estado em Salvador, foram contabilizados 87 atendimentos. O módulo instalado no Pelourinho respondeu por 61 ocorrências, enquanto a unidade de Paripe registrou 26 atendimentos.

Segundo o levantamento médico, os principais motivos que levaram os foliões a procurar assistência foram sintomas clínicos leves e moderados, incluindo dores abdominais, cefaleia e intoxicação alcoólica. A maior parte dos pacientes recebeu atendimento e foi liberada no próprio local, sem necessidade de encaminhamento para outras unidades de saúde.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.