Petro convoca povo contra “invasão” dos EUA na Colômbia

Presidente colombiano pede que cidadãos defendam a nação após Trump sinalizar intervenção militar semelhante à da Venezuela

Mundo Notícias
Petro convoca povo contra “invasão” dos EUA na Colômbia
Foto: Sebastian Barros

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez um chamado público à população nesta segunda-feira (5/1), pedindo que os cidadãos defendam o país caso haja uma invasão estrangeira. A declaração vem após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que uma intervenção militar na Colômbia “soa bem”, semelhante à realizada na Venezuela no último sábado (3/1).

Na ocasião, Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados por forças norte-americanas, segundo confirmação de Trump. O mandatário colombiano reforçou sua confiança no povo:

“Tenho enorme confiança no meu povo; por isso, pedi que o povo defenda o presidente de qualquer ato violento ilegítimo contra ele”, declarou Petro nas redes sociais.

Trump disse que considera uma intervenção militar na Colômbia plausível porque, segundo ele, “eles matam muita gente”. Maduro é apontado pelos EUA como chefe do Cartel de los Soles, grupo recentemente classificado como organização terrorista internacional.

Em resposta às ameaças, Petro detalhou como o povo deve agir:

“Tomar o poder em todos os municípios do país. E, se prenderem o presidente, que uma boa parte do meu povo quer e respeita, vocês libertarão o jaguar popular. A ordem à força pública é não atirar contra o povo, mas sim contra o invasor.”

O presidente colombiano reforça a ideia de mobilização popular, sinalizando tensão crescente entre Colômbia e Estados Unidos, enquanto a situação na Venezuela se mantém delicada.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.