Operação Freedom prende 31 e bloqueia contas de facção do RJ

Bahia Polícia Salvador
Operação Freedom prende 31 e bloqueia contas de facção do RJ
Foto: Divulgação/ Ascom – PCBA

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (4), a ambiciosa Operação Freedom, visando desmantelar o núcleo armado e financeiro de uma organização criminosa oriunda do Rio de Janeiro com forte atuação no estado. A ação integrada, executada simultaneamente na Bahia e no Ceará, culminou, até o momento, na prisão de 31 pessoas e no cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão.

O foco da operação é enfraquecer a estrutura que comanda o tráfico de drogas e é responsável por diversos homicídios em Salvador e outras cidades baianas. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estima que os resultados contribuirão para a elucidação de cerca de 30 assassinatos na capital.

Bloqueio financeiro e escopo dos mandados

Um golpe estratégico contra a logística do grupo foi a determinação judicial de bloqueio de 51 contas bancárias ligadas aos investigados. Esta medida visa interromper o fluxo de recursos ilícitos que sustenta o domínio territorial e a prática de crimes pela facção.

No total, foram expedidas mais de 90 ordens judiciais. O cumprimento dos mandados abrange diversas áreas: em Salvador, foram realizadas ações nos bairros Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca, além de municípios do interior, como Aratuípe e Ilhéus, e a cidade de Eusébio, no Ceará.

Mobilização histórica de forças policiais

A Operação Freedom mobilizou um contingente de mais de 400 policiais civis e militares, demonstrando a seriedade do enfrentamento ao crime organizado.

A Polícia Civil mobilizou uma vasta estrutura, incluindo equipes do DHPP, DIP (Inteligência Policial), Draco (Combate à Corrupção e Crime Organizado), Denarc (Narcotráfico), Deic, Depom, Depin, DPMCV, Polinter e a Core (Coordenação de Operações Especiais). O apoio interestadual veio do Denarc da Polícia Civil do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA).

A Polícia Militar garantiu o cumprimento das diligências com a participação de unidades especializadas, como o Bope, BPatamo, BPChoque, Gemeos, Apolo, TOR, Esquadrão Águia, Cipe/Polo e as Rondesp (Central, Atlântico e BTS).

A ação conta com suporte técnico da Superintendência de Inteligência da SSP-BA e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), focada em apreender armas, bens e prender as lideranças remanescentes.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.