Maduro passará por audiência de custódia nesta segunda-feira (5)
O ex-presidente venezuelano foi detido após operação dos Estados Unidos e será julgado pela Justiça norte-americana em Nova York

O ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a esposa, Cilia Flores, devem passar por audiência de custódia nas próximas horas desta segunda-feira (5), em um tribunal de Nova York, segundo informações do jornal The New York Times. Esta será a primeira sessão judicial após a operação realizada pelos Estados Unidos em território venezuelano, que resultou na captura do casal e no traslado para o país norte-americano, no último fim de semana.
Maduro é acusado de liderar o chamado Cartel de los Soles, organização criminosa venezuelana envolvida com o tráfico internacional de drogas. De acordo com o governo dos Estados Unidos, integrantes do alto escalão do país fariam parte do grupo, que é classificado pelas autoridades americanas como organização terrorista.
A audiência será conduzida pelo juiz Alvin K. Hellerstein, responsável também pelo processo movido pela Procuradoria-Geral dos Estados Unidos em 2020 contra Maduro. Conforme o New York Times, o ex-presidente venezuelano será representado pelo advogado criminalista David Wikstrom, reconhecido na cidade de Nova York.
Após a captura de Maduro, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, assumiu interinamente o comando do país, com apoio das Forças Armadas e por determinação do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ).



Comentários: