Limpurb aplica plano de contingência para normalizar coleta de lixo em Salvador

Plano emergencial dividiu o atendimento em etapas de execução

Salvador
Limpurb aplica plano de contingência para normalizar coleta de lixo em Salvador
Foto: Divulgação/Limpurb

O serviço de coleta de resíduos sólidos em Salvador deve atingir a plena regularização até o final deste sábado (27), após o encerramento da paralisação nacional dos agentes de limpeza urbana ocorrida no início da semana. De acordo com as diretrizes operacionais apresentadas por Marco Bandeira, gerente de operações da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), a normalização dos fluxos de zeladoria foi estruturada por meio de um plano de contingência técnico que estabeleceu critérios rigorosos de prioridade para otimizar o recolhimento do passivo de descartes acumulado nas vias públicas.

O plano emergencial dividiu o atendimento urbano em etapas sucessivas de execução. A primeira prioridade do órgão municipal concentrou o emprego de equipes e maquinários na rede de assistência à saúde da capital baiana, garantindo o escoamento seguro de descartes em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), maternidades e centros médicos de urgência.

A segunda fase do cronograma priorizou os polos de abastecimento comercial, feiras livres, mercados municipais e corredores logísticos de grande fluxo de pedestres, permitindo o avanço subsequente dos caminhões compactadores para o interior dos bairros residenciais e periferias da cidade.

A força-tarefa da autarquia municipal também incluiu a intensificação dos serviços complementares de lavagem de vias públicas com caminhões-pipa e aplicação de soluções saneantes nos pontos críticos onde o acúmulo de lixo orgânico foi mais severo durante o período de greve.

A Limpurb mantém o regime de escala ininterrupta de 24 horas diárias com a mobilização total de seu parque tecnológico e frota de veículos. O movimento paredista de garis e margaridas estendeu-se pela segunda (22) e terça-feira (23), coincidindo com um período sazonal de forte elevação no volume de detritos gerados na cidade sob a influência direta dos festejos do São João e das transmissões de jogos da Copa do Mundo.

“Após as 48 horas de paralisação, a Limpurb montou um plano de contingência. Esse plano teve etapas de prioridade. A primeira prioridade foi a área da saúde em geral: hospitais, UPAs, maternidades, centros médicos, entre outros. Em seguida, priorizamos as áreas das feiras e mercados, além dos locais de grande circulação de pessoas, para depois adentrarmos nos bairros, como já estamos fazendo. A Limpurb não para, estamos trabalhando 24 horas com 100% dos equipamentos nas ruas, dando o máximo para normalizar o quanto antes essa situação”, explicou Marco Bandeira.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.