Jerônimo toma decisão sobre emergência em Salvador após derramamento de produtos químicos
Governador homologou decreto municipal que reconhece os impactos ambientais

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) homologou o decreto que reconhece a situação de emergência em São Tomé de Paripe, no Subúrbio de Salvador, após o derramamento de produtos químicos que atingiu áreas hídricas da capital baiana.
A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira, 26, do Diário Oficial do Estado (DOE) e oficializa, em âmbito estadual, a medida adotada anteriormente pela Prefeitura de Salvador.
Decreto mantém situação de emergência
Com a homologação, passa a valer o reconhecimento estadual do Decreto Municipal nº 41.834, assinado pelo prefeito Bruno Reis (União) em 8 de junho de 2026.
A medida mantém a situação de emergência pelo prazo de 90 dias, com efeitos retroativos à data de publicação do decreto municipal.
Estado reconhece impactos ambientais
Segundo o decreto estadual, a homologação foi baseada em informações técnicas da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Os levantamentos apontam que o derramamento de produtos químicos provocou danos em ambientes lacustres, fluviais, marinhos e aquíferos, além de gerar impactos ambientais, sociais e econômicos.
Medida facilita ações de resposta
Com o reconhecimento da situação de emergência pelo Governo do Estado, fica facilitada a adoção de medidas administrativas, a mobilização de recursos e o apoio dos órgãos de Defesa Civil para reduzir os efeitos provocados pelo incidente.
O decreto entrou em vigor na data da publicação e reforça a atuação conjunta entre o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador nas ações voltadas ao enfrentamento das consequências do desastre ambiental.



Comentários: