Jerônimo toma decisão sobre emergência em Salvador após derramamento de produtos químicos

Governador homologou decreto municipal que reconhece os impactos ambientais

Salvador
Jerônimo toma decisão sobre emergência em Salvador após derramamento de produtos químicos
Reprodução / Redes Sociais

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) homologou o decreto que reconhece a situação de emergência em São Tomé de Paripe, no Subúrbio de Salvador, após o derramamento de produtos químicos que atingiu áreas hídricas da capital baiana.

A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira, 26, do Diário Oficial do Estado (DOE) e oficializa, em âmbito estadual, a medida adotada anteriormente pela Prefeitura de Salvador.

Decreto mantém situação de emergência

Com a homologação, passa a valer o reconhecimento estadual do Decreto Municipal nº 41.834, assinado pelo prefeito Bruno Reis (União) em 8 de junho de 2026.

A medida mantém a situação de emergência pelo prazo de 90 dias, com efeitos retroativos à data de publicação do decreto municipal.

Estado reconhece impactos ambientais

Segundo o decreto estadual, a homologação foi baseada em informações técnicas da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).

Os levantamentos apontam que o derramamento de produtos químicos provocou danos em ambientes lacustres, fluviais, marinhos e aquíferos, além de gerar impactos ambientais, sociais e econômicos.

Medida facilita ações de resposta

Com o reconhecimento da situação de emergência pelo Governo do Estado, fica facilitada a adoção de medidas administrativas, a mobilização de recursos e o apoio dos órgãos de Defesa Civil para reduzir os efeitos provocados pelo incidente.

O decreto entrou em vigor na data da publicação e reforça a atuação conjunta entre o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador nas ações voltadas ao enfrentamento das consequências do desastre ambiental.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.