Jerônimo homenageia Honorato em despedida no TCE

Governador prestigia entrega da Medalha Ruy Barbosa ao conselheiro Antonio Honorato em sua última sessão no TCE-BA

Política
Jerônimo homenageia Honorato em despedida no TCE
Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

Em clima de emoção e reconhecimento, o conselheiro Antonio Honorato se despediu do plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) nesta sexta-feira (8), após quase 25 anos de atuação. Ele recebeu a Medalha do Mérito Ruy Barbosa durante uma sessão solene que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, de juristas, colegas de Corte e autoridades políticas.

A honraria, que simboliza a máxima distinção concedida na área do direito e da gestão pública, marcou o encerramento da trajetória do decano na Corte de Contas. Em seu discurso, o governador destacou o compromisso do TCE com o uso responsável dos recursos públicos e exaltou a contribuição de Honorato.

“Hoje é uma honra fazer esse agradecimento a Antonio Honorato por sua contribuição. Essa honraria é também ao Tribunal de Contas, que sempre zelou pelo uso correto dos recursos públicos. Agora, como governador, testemunho isso”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Com a voz embargada e visivelmente emocionado, Honorato agradeceu à equipe e afirmou que leva a saudade dos colegas e da rotina na Corte.

“Não sei se deixo um grande legado, mas deixo muitos amigos. São 25 anos na casa e estou levando muita saudade. Estou muito emocionado”, disse.

Durante sua trajetória no TCE, Antonio Honorato ocupou os cargos de presidente, vice-presidente, corregedor e diretor da Escola de Contas, além de relatar diversas contas de governo. Um dos destaques de sua gestão foi a homologação, em 2024, do primeiro Termo de Ajustamento de Gestão entre o Tribunal e o Governo da Bahia — voltado à correção de falhas em contratos de consórcios intermunicipais.

O presidente do TCE, Marcus Presídio, também expressou a importância da despedida.

“Celebramos o legado de Honorato com essa medalha, mas sentimos a saudade dos serviços que ele prestou à Bahia e ao Tribunal. É uma sessão de muita emoção.”

Sobre a Medalha do Mérito Ruy Barbosa

Criada em 1979, a Medalha do Mérito Ruy Barbosa é a mais alta comenda do Conselho Federal da OAB, concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços ao direito, à advocacia e à justiça no Brasil. Antonio Honorato, nomeado em 2000 após mandatos como deputado estadual, recebeu a medalha na categoria Tribunal de Contas.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.