Feira de São Joaquim terá 157 novos boxes até dezembro
Requalificação histórica transforma feira em novo ponto turístico de Salvador, com obras em ritmo acelerado

A tradicional Feira de São Joaquim, localizada na Cidade Baixa, em Salvador, está prestes a ganhar uma nova cara. Até o mês de dezembro deste ano, serão entregues 157 novos boxes como parte da segunda etapa das obras de requalificação do espaço, realizadas pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), com execução da Conder.
As áreas contempladas nesta fase incluem 107 boxes para açougues, 23 para restaurantes, além de espaços destinados a produtos baianos, cereais, bomboniere e outras categorias. A modernização busca garantir mais conforto, segurança e atratividade turística, transformando o local em um verdadeiro cartão-postal da capital baiana.
“É gratificante ver o projeto avançando. A entrega das obras será um presente de Natal para os feirantes, clientes e turistas que frequentam a feira em busca da nossa cultura e gastronomia”, afirmou o secretário Maurício Bacelar, durante visita técnica às obras, acompanhado por representantes da Conder e do Sindicato dos Feirantes (Sindfeira).
Com investimento total de R$ 41,2 milhões, a requalificação prevê ainda a construção de um novo galpão de carnes e vísceras, 16 blocos comerciais, um estacionamento e uma via perimetral com calçadão à beira da Baía de Todos-os-Santos. Ao final da obra, serão entregues 407 boxes, 116 bancas e 53 pallets em uma área superior a nove mil metros quadrados.
Para garantir o funcionamento contínuo do comércio durante a reforma, foi instalado o Galpão Água de Meninos (GAP), próximo ao terminal do ferry-boat, onde os feirantes estão trabalhando temporariamente.
“O impacto dessas intervenções é gigantesco. Depois de 61 anos, a Feira de São Joaquim está se tornando o espaço que sempre sonhamos. Além da estrutura física, os feirantes estão sendo capacitados. Gratidão ao Governo do Estado”, declarou Nilton Ávila Filho, presidente do Sindfeira.
Com a requalificação, a Feira de São Joaquim se posiciona como um dos maiores centros culturais e gastronômicos de Salvador, atraindo turistas e fortalecendo a economia local com infraestrutura de qualidade e valorização da cultura baiana.
Comentários: