Facções cercadas: Megaoperação deixa dois mortos e quatro capturados no Engenho Velho da Federação
Ação conjunta das forças de segurança deixa um morto e prende cinco integrantes do CV e BDM em Salvador

Uma megaoperação policial, batizada de Operação Intervenção, foi deflagrada nesta sexta-feira (22) no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador. A ação tem como objetivo intensificar o cerco contra facções criminosas como o Comando Vermelho (CV) e o Bonde do Maluco (BDM), responsáveis por uma série de crimes graves na região, incluindo homicídios, tráfico de drogas, roubo e corrupção de menores.
Nas últimas 24 horas, cinco integrantes de facções foram alcançados. Três foragidos da Justiça foram capturados nas localidades do Forno e da Baixa da Égua. Durante a mesma ação, um quarto suspeito reagiu à abordagem policial e foi baleado no confronto. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não teve o estado de saúde divulgado. Com ele, foram apreendidos uma arma de fogo e munições.
Na tarde de quinta-feira (21), a operação já havia localizado um traficante conhecido como “Piloto”, na zona rural de Santo Amaro. Envolvido com homicídios e extorsões, ele também entrou em confronto com as forças de segurança, foi ferido e não resistiu. Armas e munições foram apreendidas.
Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia, a operação envolve aproximadamente 200 agentes da Polícia Civil, Militar, Federal, Técnica e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/BA).
“Vamos operar 24 horas por dia, sete dias por semana, sem dar trégua à criminalidade. Somos vocacionados em proteger o povo baiano”, declarou o secretário Marcelo Werner.
A população pode colaborar com informações anônimas sobre integrantes de facções ou esconderijos de drogas e armas, pelo telefone 181 ou pelo site www.disquedenuncia.ssp.ba.gov.br. O sigilo é garantido por lei.
Comentários: