Dirceu aponta prioridades para 2026: “Reeleger Lula e mudar o Congresso Nacional”
A declaração ocorreu neste sábado (7), as celebrações dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores na Bahia, realizada no Trapiche Barnabé, em Salvador

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu afirmou que a principal meta do partido para as eleições de 2026 é garantir a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e promover uma mudança significativa no Congresso Nacional. A declaração ocorreu neste sábado (7), as celebrações dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores na Bahia, realizada no Trapiche Barnabé, em Salvador.
Ao relembrar a trajetória do PT, Dirceu afirmou que a consolidação do partido ao longo de 46 anos foi resultado da mobilização popular e do apoio da classe trabalhadora. Segundo ele, o projeto político liderado por Lula foi construído de forma coletiva. “Esse sonho foi realizado pelo povo, pela classe trabalhadora, por aqueles que caminharam conosco”, afirmou.
O dirigente ressaltou ainda a importância de ampliar a base parlamentar para viabilizar as reformas estruturais necessárias ao país. Para Dirceu, o Brasil precisa retomar o crescimento econômico, investir na reindustrialização, reduzir a dependência do rentismo e avançar na distribuição de renda. “Tão importante quanto eleger o presidente Lula é mudar o Congresso Nacional”, afirmou.
Sobre o cenário eleitoral, José Dirceu disse não ver semelhanças entre o contexto brasileiro e experiências recentes da esquerda em outros países, como o Chile. Para ele, Lula reúne condições políticas favoráveis por estar no governo, apresentar resultados e contar com uma ampla coalizão partidária. “A tendência é Lula ser reeleito”, avaliou.



Comentários: