Dia do Diabetes reforça alerta para prevenção em Salvador
Unidade promoveu atendimentos e orientações sobre prevenção, alimentação saudável e controle da doença

Em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (26), o Multicentro Liberdade, em Salvador, promoveu uma ação voltada à prevenção e à educação em saúde. A iniciativa ofereceu testes de glicemia capilar, orientações nutricionais e atendimentos educativos para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento da doença.
A programação foi conduzida por equipes de enfermagem e nutrição, que reforçaram orientações sobre alimentação equilibrada, autocuidado e hábitos saudáveis para prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida.
A gerente do Multicentro Liberdade pela S3 Gestão em Saúde, Maria Solange de Carvalho, destacou a importância da iniciativa. “O diabetes é uma condição que exige acompanhamento e mudanças de hábitos, mas que pode ser controlada quando há diagnóstico precoce e acesso à informação. Nosso papel é orientar, acolher e incentivar o autocuidado, mostrando que pequenas atitudes no dia a dia fazem diferença na saúde e na qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
O diabetes é uma doença crônica causada pela produção insuficiente ou pelo uso inadequado da insulina, podendo provocar complicações como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, perda da visão e danos aos nervos quando não tratado adequadamente.



Comentários: