Controladoria-Geral do Município completa 20 anos de atuação

CGM celebra trajetória de fortalecimento institucional e aprimoramento da fiscalização e controle de recursos públicos

Bahia Política
Controladoria-Geral do Município completa 20 anos de atuação
Foto: Patrick Abreu

Neste mês de fevereiro, a Controladoria-Geral do Município (CGM) de Camaçari completa 20 anos de atuação. Instituída pela Lei Municipal n.º 667/2005, a CGM tem sido fundamental na fiscalização da aplicação de recursos públicos e na promoção de transparência e eficiência na gestão pública. Para celebrar a data, um encontro foi realizado com os servidores da pasta na quarta-feira (19), onde se discutiu o fortalecimento institucional da Controladoria ao longo desse período e os desafios futuros.

Durante a reunião, foi destacado o significativo aumento do número de servidores efetivos no quadro da CGM, que em 2008 contava com apenas 21 servidores, dos quais apenas um era efetivo. Com o passar dos anos, a Controladoria experimentou períodos de crescimento, como em 2010, quando o número de servidores subiu para 24, e em 2012, para 33. O maior crescimento ocorreu em 2016, quando o número de servidores chegou a 42, com 31 efetivos. Atualmente, a CGM conta com 57 servidores, sendo 56 efetivos, divididos entre analistas, auditores internos, assistentes administrativos, contadores, gestores de políticas públicas e um arquivologista.

O prefeito Luiz Caetano, presente no evento, enfatizou que a Controladoria-Geral do Município tem se consolidado como um órgão essencial para o município, contribuindo para uma gestão pública mais transparente e eficiente. A CGM tem como objetivo central garantir o controle da aplicação de recursos públicos, fiscalizando e monitorando a execução de programas governamentais, operações de crédito, fundos, convênios, além de realizar auditorias nos sistemas contábil, financeiro, orçamentário e de pessoal.

Além disso, a CGM também tem a responsabilidade de apurar atos irregulares na utilização dos recursos públicos e elaborar a prestação de contas anuais do chefe do Executivo Municipal.

O encontro celebrativo contou também com a presença de secretários municipais e autoridades locais, que discutiram os desafios e estratégias a serem implementadas ao longo de 2025, com o intuito de seguir aprimorando os serviços prestados pela Controladoria-Geral do Município.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.