Comissão de Agricultura da AL-BA promove primeira agenda itinerante de 2025 na AgroRosário

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizou, nesta sexta-feira (21), sua primeira agenda itinerante de 2025 durante a 12ª edição da AgroRosário, evento que ocorre até sábado (22) no distrito de Rosário, em Correntina. Consolidada como uma das principais feiras do agronegócio no Matopiba, a AgroRosário reúne produtores rurais, representantes do setor agropecuário e grandes empresas de insumos, máquinas e equipamentos.
A iniciativa faz parte da estratégia do colegiado de ampliar o diálogo com o setor agropecuário em diversas regiões do estado. Além dos parlamentares da Comissão de Agricultura, deputados da Comissão de Infraestrutura da AL-BA também marcaram presença no evento. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Correntina, Mariano Correntina (União Brasil), participaram da programação, ao lado de outras autoridades.
O deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), presidente da Comissão de Agricultura da AL-BA, destacou a importância da AgroRosário e o potencial do Oeste baiano na produção agrícola. “O distrito de Rosário se tornou um grande polo produtivo, e o Oeste da Bahia já é uma das regiões mais relevantes do país para o agronegócio. Nossa comissão tem o compromisso de dialogar com o setor, ouvir as demandas e buscar soluções para garantir que esse crescimento continue, impulsionando o desenvolvimento do estado”, afirmou.
Rocha também ressaltou a relevância do agronegócio para a economia baiana, que responde por cerca de 30% do PIB estadual e desempenha papel fundamental na geração de emprego e renda. “O agro é um motor econômico da Bahia. Por isso, precisamos de políticas públicas que incentivem sua expansão e eliminem os entraves que ainda dificultam seu avanço, como infraestrutura e energia. Na comissão, estamos trabalhando para garantir que os produtores tenham condições de continuar crescendo”, acrescentou.
Desde sua criação em 2013, a AgroRosário tem como objetivo levar informação e avanços tecnológicos aos profissionais da cadeia produtiva do Oeste baiano, além de proporcionar oportunidades de negócios para produtores e empresários do setor agrícola. Em 2024, a feira registrou mais de 16 mil participantes, com 165 expositores e R$ 40 mil doados para entidades beneficentes.
Comentários: