CBF inaugura oficialmente escritório internacional em Miami

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CBF inaugura oficialmente escritório internacional em Miami
Foto: Joilson Marconne/CBF

Dois dias após o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, a diretoria da CBF fez uma parada em Miami para a inauguração oficial do 1º escritório internacional da entidade. A cidade, na Flórida, tem uma expressiva comunidade brasileira, o que favorece a aproximação da CBF com parceiros comerciais e desportivos estratégicos no processo de expansão internacional, além de servir como base para a Seleção Brasileira, que jogará contra a Escócia, pela fase de grupos da Copa, se sentindo em casa.

A operação para expansão internacional da marca da CBF, a partir do escritório em Miami, teve início em setembro. Desde então, o chefe do 1º escritório internacional da CBF, Bruno Costa, tem articulado uma agenda de aproximação da entidade com parceiros em potencial, tanto no campo do esporte como no dos negócios, e atuando, na prática, como uma Embaixada Brasileira informal nos Estados Unidos.

“Já tivemos reuniões com a Câmara do Comércio Brasil-Estados Unidos na Flórida Central e em Miami, em eventos como a Casa Brasil, que é uma rede de contatos e relacionamento com grandes empresas brasileiras, a ApexBrasil, que é o órgão brasileiro para desenvolvimento, exportação, para oportunizar as empresas que vêm para cá, além de agendas com o Consulado Brasileiro em Miami e Orlando, e eventos com a MLS, a FIFA e a Concacaf”, disse Costa.

O escritório fica situado no edifício 2020 Ponce, a uma quadra do escritório da FIFA e próximo ao prédio onde fica a Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) e também do Consulado Brasileiro. Para o presidente da CBF, Samir Xaud, a iniciativa terá um papel ainda maior durante a disputa da Copa do Mundo.

“A abertura deste escritório foi um passo de grande importância, ainda mais próximo a um ano de Copa do Mundo. Nesta gestão estamos trazendo de volta a paixão do público para torcer pela Seleção, além de fazer a integração da CBF com os clubes e federações. E neste processo de internacionalização em Miami, demos a sorte de o terceiro jogo do Brasil na Copa, contra a Escócia, ser aqui. É uma cidade geograficamente próxima do Brasil, com uma colônia de brasileiros grande. E nada é por acaso, queremos ficar próximos da FIFA e da Conmebol, é um passo importante para a nossa marca”, disse.

Trajar a Amarelinha no exterior é uma forma de conseguir simpatia instantânea em qualquer parte do mundo. Para o vice-presidente da CBF, Gustavo Dias, esta força serve como um passaporte, e o ótimo início de trabalho em Miami faz a CBF projetar a abertura de novos escritórios internacionais, em diferentes países, no futuro.

“Em qualquer lugar do mundo a camisa da Seleção é um passaporte, abre qualquer porta. E queremos que esta imagem venha atrelada a um maior profissionalismo e maior identidade, no sentido de absorver valores da cultura brasileira de maneira organizada. O próprio Gianni Infantino, presidente da FIFA, fala que o Brasil é o segundo time de todos os países. Por termos esta marca fortíssima, pretendemos no futuro levar escritórios para outros centros mundo afora”, disse.

A inauguração oficial do escritório em Miami foi prestigiada pela comunidade brasileira local e contou com a presença do diretor de futebol masculino da CBF, Gustavo Feijó, do presidente do STJD, Luís Otávio Veríssimo Teixeira, o presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Heitor Costa, e do Cônsul Geral do Brasil em Miami, André Odenbreit.

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