Carnaval de Salvador começa com chave da cidade ao Rei Momo e tributo ao samba
Cerimônia reuniu autoridades e espetáculo musical que celebrou as raízes baianas do ritmo e a força cultural da festa.

O Carnaval de Salvador teve abertura oficial nesta quinta-feira (12), no Campo Grande, com a tradicional entrega da chave da cidade ao Rei Momo pelo prefeito Bruno Reis e a apresentação do espetáculo “A Rota do Samba”, que celebra os 110 anos do ritmo e suas raízes baianas.
A cerimônia ocorreu após um fim de semana de intensa movimentação nas ruas da capital, com milhões de foliões participando das festas de pré-Carnaval.
“Estamos hoje prestando essa homenagem ao samba, que tomou conta do Brasil e do mundo e representa tanto a nossa cultura. Entregamos a chave ao Rei Momo e agora é ele quem conduz os destinos da festa. O prefeito só vai ficar responsável pela organização. Temos uma expectativa muito grande de fazer uma linda operação e levar alegria e felicidade para os quatro cantos da cidade”, afirmou o prefeito.
O evento também contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, além de outras autoridades.
Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a abertura destacou a forte participação popular desde o início da programação, marcada pelo Furdunço. “Estou muito feliz e animado. Vai ser um Carnaval ainda melhor do que o ano passado. O pré-Carnaval já mostrou isso, com a maior participação popular da história”, disse Bruno Reis.
Sob direção da multiartista Larissa Luz, o espetáculo reuniu nomes como Nelson Rufino, Mariene de Castro, Márcio Victor, Ju Moraes e Juliana Ribeiro, entre outros artistas. O encerramento teve arrastão comandado por Xanddy Harmonia.
A apresentação conduziu o público por uma viagem musical pelas diferentes vertentes do samba, destacando a participação feminina na construção do gênero, o legado de compositores e os desdobramentos que originaram estilos como o samba-reggae e o pagodão.
Impacto econômico
Durante a abertura, o prefeito ressaltou a importância da festa para a economia local. Segundo ele, o Carnaval gera mais de 250 mil empregos e movimenta cerca de R$ 2,6 milhões na capital.
“De acordo com os dados da Secretaria da Fazenda, a nossa arrecadação em janeiro aumentou 14%, em comparação com janeiro do ano passado. Isso mostra que a cidade está com a sua atividade econômica aquecida e um evento como esse é importante para a gente também arrecadar e ter mais capacidade de investimentos na saúde, na educação, na área social”, afirmou.


Comentários: