Campanha de vacinação gratuita contra HPV é realizada em Salvador

A prevenção do câncer de colo de útero ganha um reforço em Salvador com a campanha de vacinação gratuita contra o HPV, promovida pela clínica AMO e a Prefeitura de Salvador. A iniciativa, que faz parte do Setembro em Flor, mês de conscientização sobre tumores ginecológicos, acontecerá em duas datas e locais diferentes na capital baiana.
As ações ocorrerão nesta sexta-feira (19) e na próxima sexta-feira (26), com o objetivo de facilitar o acesso da população ao imunizante quadrivalente contra o HPV. A vacina é a principal medida para a erradicação da doença.
Locais e público-alvo
A vacinação será realizada nos seguintes locais e horários:
- Sexta-feira (19/09): Das 9h às 12h, na AMO Barra Saúde da Mulher, localizada na Rua Marquês de Caravelas, 355, Barra.
- Sexta-feira (26/09): Das 13h às 17h, na AMO Medicina Diagnóstica, na Praça Colombo, 4, no bairro do Rio Vermelho.
A campanha é direcionada a meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de jovens entre 15 e 19 anos que ainda não foram vacinados. Pacientes imunossuprimidos, incluindo pessoas com câncer, transplantados de medula óssea e órgãos sólidos, também podem ser vacinados, desde que tenham entre 9 e 45 anos.
A oncologista da AMO, Marcella Salvadori, reforça a importância da imunização: “Temos a oportunidade de prevenir câncer através da vacinação. A vacina contra o HPV é eficaz, segura, está em uso há mais de 20 anos e gratuita”.
O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais comum entre mulheres no Brasil, e o segundo no Nordeste, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Anualmente, cerca de 30 mil brasileiras são diagnosticadas com tumores ginecológicos, sendo mais de 17 mil apenas com o câncer de colo de útero, o que ressalta a importância de iniciativas como essa para a saúde pública do país.



Comentários: