Camaçari investe em formação para educadores
Profissionais de cultura e educação participam de oficina sobre inclusão e diversidade

Na última quinta-feira (20), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realizou uma oficina de letramento em diversidade voltada para professores, gestores culturais e colaboradores da Secretaria. O evento, que aconteceu na Cidade do Saber (CDS), abordou temas essenciais para promover um ambiente mais inclusivo e acolhedor, como saúde mental, comunicação não violenta, acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD), letramento racial e diversidade de gênero.
A psicopedagoga e líder do grupo Pais de Autistas de Camaçari, Liana Farias, foi uma das palestrantes e destacou a importância de ver os educandos com autismo como pessoas com potencial para aprender, independentemente de suas limitações. “É preciso ver o educando como ser humano e alguém que precisa de atenção. Todos têm capacidade de aprender, e só precisam de ajuda, de orientação e de alguém que os veja com potencial”, afirmou Liana.
O servidor da Secult, Sam Oliveira, também atuou como palestrante e comentou sobre a demanda dos professores por essa formação. “A oficina surgiu de um encontro pedagógico em que percebemos a necessidade de criar um espaço de reflexão para lidar com as diferenças sociais e as novas pautas que estão surgindo”, explicou.
A professora de teatro Iara Castro, que atua há 11 anos na prefeitura, reforçou a relevância dessa formação para evitar preconceitos e promover um diálogo mais aberto e respeitoso com alunos e pais. “Esse conteúdo vai nos ajudar a melhorar a comunicação e a abordagem de estudantes com deficiência, favorecendo um ambiente educacional mais inclusivo”, destacou.
A oficina faz parte de um esforço contínuo da Prefeitura de Camaçari para capacitar os profissionais envolvidos nas Oficinas de Verão 2025, que terão início no próximo dia 24. As atividades gratuitas incluem teatro, dança de salão, contação de histórias e muito mais, atendendo a comunidade e promovendo o fortalecimento da cultura local.
Comentários: