Bahia inicia contagem regressiva para a Copa do Mundo Feminina 2027
Evento no Dique do Tororó marcou os 365 dias para o Mundial Feminino, que será realizado pela primeira vez no Brasil e na América do Sul

A Bahia deu início, nesta quarta-feira (24), à contagem regressiva para a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino 2027. Com Salvador confirmada como uma das cidades-sede da competição, o Governo do Estado promoveu uma cerimônia no Dique do Tororó para marcar os 365 dias que antecedem o maior torneio do futebol feminino mundial.
A ação aconteceu enquanto a Copa do Mundo de 2026 está em andamento e simboliza o início de uma nova etapa de preparação para o evento que colocará o Brasil, pela primeira vez, como anfitrião do Mundial Feminino.
Durante a celebração, foi inaugurada uma placa comemorativa ao lado do monumento em formato de berimbau, além da entrega da revitalização do equipamento, que recebeu elementos visuais inspirados na Copa do Mundo Feminina. A intervenção preserva a homenagem ao mestre Moa do Katendê, importante referência da capoeira angola e da cultura popular baiana. O evento também contou com recepção especial realizada por baianas tradicionais.
“Foi com muita alegria que a Bahia disputou e venceu como estado-sede para a Copa do Mundo Feminina de 2027. A seleção masculina está jogando, e a gente está trabalhando de domingo a domingo. São várias secretarias do Governo da Bahia envolvidas nesse processo”, destacou Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A expectativa é que a contagem regressiva fortaleça a projeção internacional da Bahia no segmento de turismo esportivo, impulsione setores como comércio e serviços e contribua para a atração de novos investimentos e eventos relacionados à competição.
Além dos impactos econômicos, o planejamento estadual prevê ações voltadas à ampliação da participação feminina no esporte, ao incentivo à prática do futebol por meninas e mulheres e ao fortalecimento do protagonismo feminino em diferentes áreas da sociedade.
A celebração reuniu atletas do futebol feminino baiano, entre elas Iara Pereira, de 51 anos, fundadora e jogadora do time Remo, da Península de Itapagipe, em Salvador. A equipe acumula títulos estaduais de fut7 e outras modalidades.
“É uma emoção muito grande viver este momento e lembrar da luta das pioneiras do futebol feminino, que durante muito tempo foram impedidas de jogar. Hoje, além de ocuparmos esses espaços, estamos ajudando outras mulheres e meninas a fazerem o mesmo, dentro e fora de campo. A Copa Loreta Valadares e o apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb, têm sido fundamentais para ampliar oportunidades e dar melhores condições às atletas”, afirmou.
Primeira Copa do Mundo Feminina da história da América do Sul
A Copa do Mundo Feminina de 2027 será a primeira edição realizada no Brasil e também em todo o continente sul-americano. Além de Salvador, receberão partidas as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Na Bahia, os preparativos estão sendo conduzidos por meio do programa Elas em Campo, que reúne diferentes áreas da administração estadual. O planejamento inclui iniciativas nas áreas de mobilidade urbana, turismo, cultura, atração de eventos, ambiente de negócios e políticas voltadas para as mulheres.
A estratégia também contempla a utilização e expansão da infraestrutura já existente, incluindo sistemas de transporte como metrô e VLT, além de ações de promoção turística, programação cultural, rodadas de negócios e projetos direcionados ao público feminino.
Para a chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Patrícia Barreto, a competição representa uma oportunidade de ampliar a participação feminina nos benefícios gerados pelo evento.
“É um momento histórico, que reconhece a trajetória de mulheres e meninas que lutaram para conquistar espaço no futebol e em tantos outros ambientes. A realização da competição fortalece as políticas de equidade de gênero no nosso estado e reafirma o compromisso de garantir que as mulheres estejam em todos os espaços que desejarem ocupar”.



Comentários: