Aviso em português marca endurecimento da imigração nos EUA

Mensagem do governo Trump mira imigrantes e acompanha suspensão temporária de vistos para brasileiros e outros 74 países

Brasil Mundo Notícias
Aviso em português marca endurecimento da imigração nos EUA

O governo dos Estados Unidos publicou um aviso em português direcionado a pessoas que pretendem migrar para o país. A mensagem foi divulgada pelo Departamento de Estado em seu perfil oficial nas redes sociais em língua portuguesa e traz um tom duro contra a imigração irregular.

“Se você vier aos Estados Unidos para roubar os norte-americanos, o presidente Trump vai te jogar na cadeia e te mandar de volta para o lugar de onde você veio”, diz a publicação. O conteúdo também foi compartilhado em outros idiomas, como inglês e espanhol, ampliando o alcance da mensagem.

Veja:

Foto: Reprodução/ X

Segundo o governo de Donald Trump, entre 20 de janeiro e 10 de dezembro de 2025, cerca de 605 mil pessoas foram deportadas dos Estados Unidos. No mesmo período, aproximadamente 1,9 milhão de imigrantes deixaram o país voluntariamente, movimento que a administração norte-americana classifica como “autodeportação”. O governo atribui esse número às campanhas nas redes sociais e a incentivos financeiros para o retorno voluntário aos países de origem.

Suspensão temporária de vistos

Na quarta-feira (13/1), o governo dos EUA anunciou a suspensão temporária da emissão de vistos de imigração para cidadãos do Brasil e de outros 74 países. A medida entra em vigor em 21 de janeiro e não afeta vistos de turismo ou negócios, que continuam sendo concedidos normalmente.

Nas redes sociais, o Departamento de Estado justificou a decisão afirmando que migrantes desses países estariam recebendo benefícios sociais em taxas consideradas “inaceitáveis” pelo governo norte-americano. O congelamento, segundo o órgão, permanecerá até que haja garantias de que novos imigrantes não representem custos excessivos para o país.

O porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggot, afirmou que a política tem como objetivo tornar inelegíveis potenciais imigrantes que possam se tornar um “fardo” econômico ou depender de programas sociais.

Critérios mais rígidos para imigração

Desde novembro de 2025, consulados norte-americanos em todo o mundo receberam orientações para aplicar critérios mais rigorosos com base na cláusula de “encargo público”, prevista na legislação migratória dos EUA. A regra permite negar vistos a pessoas que possam necessitar de assistência governamental no futuro.

Entre os fatores analisados com mais rigor estão:

  • Condições de saúde
  • Idade do solicitante
  • Domínio da língua inglesa
  • Situação financeira e capacidade de sustento

De acordo com as novas diretrizes, candidatos mais velhos, com sobrepeso ou histórico de uso de benefícios sociais também podem ter pedidos de visto negados.

No último dia 12, o Departamento de Estado informou que 100 mil vistos considerados irregulares foram revogados e reforçou que continuará deportando “criminosos para manter a América segura”.

Procurado, o Itamaraty informou que o tema deverá ser tratado diretamente com a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília. A embaixada norte-americana no Brasil também foi acionada e ainda não se pronunciou.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.