Abril lidera tiroteios durante ações policiais em Salvador e RMS

Ao todo, foram registrados 155 tiroteios em ações policiais em Salvador e RMS

Polícia Salvador
Abril lidera tiroteios durante ações policiais em Salvador e RMS
Foto: Divulgação/PM

O mês de abril liderou em número de tiroteios em Salvador e Região Metropolitana (RMS) durante ações policiais. Ao todo, foram contabilizados 71 confrontos envolvendo os PMs, segundo informações do Instituto Fogo Cruzado.

Em percentual, esse número representa 46% do total de 155 tiroteios registrados na região durante o mês, um crescimento de 20% frente aos 59 tiroteios em ações policiais mapeados em abril de 2024 (quando o total foi de 159).

Já em comparação com o mês anterior, houve um aumento de 29%. Em março, foram registrados 55 tiroteios em operações policiais.

Segundo o levantamento, 67 pessoas foram baleadas durante ações policiais em abril. Entre as vítimas, contam-se quatro agentes de segurança – policiais militares – feridos em serviço. As demais vítimas incluem 63 adultos (com 55 mortos e oito feridos) e quatro adolescentes, todos mortos.

Para Tailane Muniz, coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, os dados de abril refletem a necessidade urgente de uma mudança na abordagem policial.

“É uma questão de escolha manter a política de segurança que há anos se mostra ineficaz. A polícia funciona como um motor da violência, operando sempre com mais enfrentamento e menos inteligência. Isso interfere diretamente na vida de todas as pessoas, sem perspectiva de melhora, como mostram os dados de abril”, afirmou Muniz.

Panorama geral

No panorama geral, abril de 2025 registrou 155 tiroteios na RMS, resultando em 131 mortos e 24 feridos. Apesar de uma leve redução de 3% no total de tiroteios comparado a abril de 2024, o número total de baleados na região aumentou 5%, passando de 148 para 155.

Veja locais mais afetados com violência armada

Salvador (118 tiroteios, 96 mortos, 19 feridos);

Camaçari (16 tiroteios, 17 mortos, 2 feridos);

Dias D’Ávila.

Já os bairros de Salvador onde se concentraram o maior número de tiroteios foram: Fazenda Grande I, Jardim Nova Esperança e Engenho Velho da Federação.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.