Wilson Cardoso, presidente da UPB, critica PEC da Blindagem e acredita que proposta não passe no Senado
Presidente da UPB defendeu leis mais duras contra corrupção e destacou importância da qualificação de gestores municipais no Conexão CNM.

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), se posicionou de forma contrária à PEC da Blindagem, aprovada recentemente na Câmara dos Deputados. Para ele, a proposta não deve avançar no Senado porque “a sociedade não aceita”.
“Eu sou totalmente contra essa PEC da blindagem. Se ainda fosse no período do regime militar, para proteger os deputados de ações injustas, tudo bem. Mas hoje o Brasil vive sua democracia plena, todas as instituições funcionam, o Supremo funciona. O que precisamos são leis mais duras para garantir que os recursos públicos cheguem à ponta e façam a diferença na infraestrutura, na educação e na saúde dos municípios. Essa PEC não vai passar [no Senado]”, afirmou Cardoso ao site Política ao Ponto durante a abertura do Conexão CNM, no Centro de Convenções de Salvador.
Defesa do fortalecimento dos municípios
Além de criticar a proposta, o dirigente da UPB defendeu medidas que possam fortalecer as administrações municipais, como a redução da alíquota do INSS, para liberar mais recursos para investimentos em áreas prioritárias.
“Vamos trabalhar com leis que realmente protejam o erário público e deem condições para os municípios se desenvolverem”, declarou.
Qualificação de prefeitos e vereadores
No mesmo evento, Cardoso também destacou a importância da qualificação de prefeitos, vereadores e gestores municipais como estratégia para fortalecer a administração pública.
“Há muita qualificação em todas as áreas: educação, saúde e também para os vereadores, que precisam estar preparados para legislar em favor do desenvolvimento”, disse.
Para ele, a capacitação vai além do aprendizado técnico, sendo também um espaço de integração e de construção coletiva de soluções para os municípios.
Modernização das legislações municipais
Cardoso lembrou ainda que muitos municípios baianos ainda têm leis orgânicas ultrapassadas e precisam atualizar seus marcos legais. “Aqui, além dos cursos técnicos, haverá troca de ideias entre secretários, gestores e parlamentares, algo essencial para melhorar cada vez mais os municípios”, destacou.
Conexão CNM em Salvador
O Conexão CNM é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com apoio da UPB. O evento reúne gestores municipais em um ciclo de capacitação e debates sobre soluções para o desenvolvimento das cidades, fortalecendo a troca de experiências entre lideranças políticas e administrativas.
Comentários: