Vôlei de praia da Bahia sobe ao pódio em competição regional com apoio da Sudesb

Esporte
Vôlei de praia da Bahia sobe ao pódio em competição regional com apoio da Sudesb

A medalha de ouro do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e nas outras edições da modalidade demonstram a força do Brasil e, especialmente, do Nordeste no esporte. A Bahia não está atrás, com as três medalhas de Ricardo Santos, o que motivou a conquista deste último final de semana pela nossa base. Quatro duplas da Bahia chegaram às semifinais na Copa Nordeste de Vôlei de Praia Sub-23 Regional 2, com direito a uma medalha de ouro e outra de bronze no feminino.

A Delegação Baiana de Vôlei de Praia Sub-23 (atletas, árbitros e coordenadores) viajou com transporte concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para a competição que aconteceu entre sexta-feira, 16, e domingo, 18, em Aracaju, Sergipe. Cerca de 30 pessoas da Federação Baiana de Voleibol (FBV) integraram a Delegação.

Assim como o histórico jogador brasileiro Ricardo, que conquistou o ouro em Atenas 2004, além da prata em Sydney 2000 e Pequim 2008, a medalha dourada voltou para Bahia vindo do estado vizinho. As atletas naturais de Salvador, Laiza Brandão e Lunna Girardi, são as atuais campeãs estaduais e ficaram em primeiro lugar na competição regional, garantindo vaga direta para a categoria principal do Aberto de Vôlei de Praia.

“Ser campeã do regional sub-23 foi muito importante pra mim. Além de me dar vaga direta para o principal do brasileiro adulto, foi a primeira vez que fui campeã em uma competição da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Agradeço a Sudesb pela disponibilização de ônibus, permitindo com que fôssemos para Aracaju e tornando todo esse sonho realidade. Sou extremamente grata por tudo que a Sudesb faz pelos atletas da Bahia”, comenta Laiza, atleta baiana campeã do regional.

O diretor de Vôlei de Praia da FBV, Estácio Marcos, celebrou o resultado e também agradeceu ao apoio da autarquia estadual. “Os atletas que disputam competições desse naipe são estudantes e/ou pessoas de baixa renda que querem ser recompensados por isso. Para conquistar esse espaço, brigar entre os melhores, é necessário todo um apoio, seja financeiro, técnico, logístico e organizacional. Gostaria de agradecer a Sudesb por todo suporte que eles deram a esses atletas e que sempre nos dão.”

A competição – Organizado pela CBV, em parceria com as federações dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, a regional é uma etapa classificatória com as quatro melhores duplas de cada estado – tanto no masculino quanto no feminino. O certame distribui pontos e ranqueia nacionalmente a dupla, além de dar vaga direta para a fase nacional sem data e local definidos ainda.

A chave feminina foi o grande destaque para a Bahia. Sofia Santos e Yara leal também subiram ao pódio no terceiro lugar, enquanto Hellen Carneiro e Shayene Medeiros ficaram com o quarto na disputa totalmente baiana. Além das duplas femininas, João Vitor Lombardi e João Pedro da Silva, campeões baianos Sub-21 do ano passado, conquistaram a quarta posição no regional pelo masculino.  

Xadrez – Os enxadristas Luciano de Souza e Enzo Suzarte representaram a Bahia no IX Aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina e acabaram ficando com a 15ª e a 23ª posição, respectivamente, um importante resultado no cenário nacional. Os atletas tiveram passagens aéreas concedidas pela Sudesb para a disputa do certame que garantiria vaga ao Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2024.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.