“Virada contribui para que Salvador se consolide como o principal destino turístico do Brasil”, afirma Bruno Reis
O prefeito Bruno Reis afirmou na noite desta sexta-feira (27), durante a abertura do Festival Virada Salvador, que o evento contribui de forma decisiva para que a capital baiana se consolide como o principal destino turístico do Brasil. Em entrevista coletiva na Arena O Canto da Cidade, ele disse ainda que os serviços municipais têm funcionado bem neste início de festival e ressaltou que o evento vai movimentar quase R$400 milhões na economia da cidade.
“Esse evento contribui de forma decisiva para que Salvador se consolide como o principal destino turístico do Brasil. Hoje eu estava vendo um veículo (de comunicação) que coloca a Bahia como o destino mais procurado para o final de ano, e aí Bahia leia-se Salvador, que é a grande responsável pelos números que impactam significativamente nos dados do estado como um tudo, porque a grande maioria dos visitantes que estão vindo ao nosso estado está vindo a Salvador”, declarou.
O prefeito destacou ainda o impacto do festival na economia da cidade, ressaltando a geração de 2 mil empregos diretos somente na Arena O Canto da Cidade. “Fora todo mundo que está trabalhando no entorno, fora a lotação dos bares, restaurantes, toda a galera da área de transporte, Uber e taxi, e em especial os nossos hotéis, cuja expectativa é chegar em torno de 100% de ocupação hoteleira nesse período. Portanto, um evento que gera emprego, gera renda, garante sustento de milhares de famílias e também permite que a cidade amplie a sua arrecadação”, salientou.
Bruno Reis ressaltou que o modelo desenvolvido por Salvador na Virada passou a ser copiado por diversas cidades do país, inclusive em outros eventos, como no São João. “Passou a ser copiado esse formato aqui, de arenas como essa, onde as pessoas entram gratuitamente e tem um camarote, se garante a restrição das marcas (patrocinadores), como nós estamos garantindo aqui. Então, esses patrocinadores ajudam a custear boa parte da festa, praticamente a Prefeitura só entra com a estrutura e com os serviços. A gente fica feliz de ver que esse conceito que nós desenvolvemos aqui está sendo agora espalhado por outras cidades do Brasil. Isso só faz aumentar ainda mais o brilho e confirmar o sucesso que é essa grande festa”, frisou.
Sobre os serviços na noite desta sexta, o prefeito disse que a operação tem funcionado bem, apesar da expectativa de ampliação do público. “As filas estão em uma proporção menor do que em anos anteriores, então as pessoas estão acessando com maior facilidade a arena. Todos os outros serviços de transporte e de trânsito estão funcionando super bem. Todos os serviços, seja os serviços de abordagem, de apoio aos ambulantes, de acolhimento de crianças, já temos um total de 69 crianças acolhidas, funcionando bem também. Nenhuma intercorrência, todo mundo curtindo num clima de animação, de vibração, espero que continue assim até o final do dia de hoje e nos próximos dias”.
Carnaval
Questionado pela imprensa sobre o Carnaval do próximo ano, Bruno Reis disse que a Prefeitura tem procurado, a cada ano, inovar e desenvolver novos produtos. Ele lembrou da operação no ano passado no sábado de Carnaval no circuito Barra-Ondina e apontou questões que estão sendo planejadas para o próximo ano. “Nós estamos preparando uma nova programação, já para o sábado, para o circuito do Centro, para equilibrar a distribuição dos foliões no Carnaval”, revelou.
O prefeito também foi questionado sobre o projeto de indicação aprovado pela Câmara Municipal para a criação de um novo circuito oficial para o Carnaval, na orla entre os bairros da Boca do Rio e Patamares, cujo nome homenageará Moraes Moreira. Ele ressaltou que qualquer mudança só será feita a partir de consenso entre todos os setores envolvidos.
Por fim, Bruno Reis disse que a Prefeitura deve entregar em fevereiro o novo trecho de orla na região de Pituaçu. “A obra esta praticamente pronta. O desafio agora é concluir a licitação para a concessão dos quiosques”, informou.
Comentários: