Viola de Doze lança audiovisual em homenagem a Luiz Gonzaga com clássicos do forró
Gravado em Cachoeira (BA), projeto “Viola de Doze Canta Luiz Gonzaga” celebra o legado do Rei do Baião

A banda Viola de Doze, uma das maiores representantes do samba de raiz da Bahia, lançou um audiovisual inédito em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Intitulado “Viola de Doze Canta Luiz Gonzaga”, o projeto foi gravado na histórica cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e está disponível no YouTube.
Composto por 10 faixas, o trabalho revisita clássicos como Asa Branca, Xote das Meninas, Pagode Russo, Danado de Bom, Sanfoninha Choradeira, Sabiá, Xote Ecológico, Numa Sala de Reboco, Zé Matuto e Carolina. O projeto propõe uma fusão entre samba e forró, evidenciando a versatilidade musical do grupo e reforçando as conexões culturais entre os ritmos nordestinos.
“Cantar Luiz Gonzaga é reverenciar a raiz, é reconhecer quem abriu os caminhos para que o forró, o xote e o baião tivessem o espaço que têm hoje”, afirma Helon Neves, vocalista da banda.
“É uma honra imensa poder interpretar essas músicas com o nosso jeito, mas com todo o respeito à genialidade do mestre”, complementa Menininho, também vocalista do grupo.
A escolha de Cachoeira como cenário da gravação reforça o caráter simbólico do projeto, já que a cidade é um dos berços da cultura afro-baiana e da música nordestina.
Comentários: