Vinho da Bahia ganha prata em concurso internacional no Chile

Bahia Salvador
Vinho da Bahia ganha prata em concurso internacional no Chile
Divulgação

A produção vinícola da Bahia alcançou um feito inédito no cenário internacional. O vinho Syrah Reserva Reconvexo, produzido em Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, conquistou a medalha de prata no 30º Catad’Or World Wine Awards, considerado o concurso internacional de vinhos mais importante da América Latina. O resultado, divulgado na semana passada, é um marco para a vitivinicultura local.

Realizado no Chile entre os dias 27 e 29 de outubro, o concurso avaliou mais de 1.350 amostras de vinhos provenientes de 18 países. O rótulo da Vinícola Reconvexo foi o primeiro de Morro do Chapéu a receber uma distinção em uma competição internacional.

Reconhecimento Global para o Terroir Baiano

O vinho Syrah Reserva Reconvexo recebeu a nota 85 do júri internacional, o que lhe garantiu a medalha de prata. O painel de avaliação foi presidido por Alistair Cooper MW, um influente Master of Wine do Reino Unido e especialista na América do Sul.

Com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da Federação Mundial de Grandes Concursos Internacionais de Vinhos e Licores (VINOFED), o Catad’Or é uma vitrine de credibilidade global. No total, o Brasil trouxe 33 medalhas na edição 2025.

A Vinícola Reconvexo celebrou o reconhecimento em suas redes sociais: “Para nós é uma tremenda honra e felicidade. O sinal de um trabalho bem-feito, com significado e propósito”, publicou a empresa produtora.

Potencial Econômico e Turístico

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, destacou a importância do prêmio para o desenvolvimento da região, conhecida como a capital do vinho da Chapada Diamantina.

“Morro do Chapéu é a capital do vinho da Chapada Diamantina e tem um potencial enorme para a vitivinicultura. Nosso clima é muito bom, as vinícolas estão sendo reconhecidas e ganhando prêmios”, disse a prefeita. Ela ainda ressaltou o potencial turístico do município, que soma a produção de vinhos com atrativos de turismo ufológico e ecoturismo, como cachoeiras e grutas.

O prêmio internacional reforça a qualidade já atestada em competições nacionais. Em 2025, os vinhos de Morro do Chapéu já haviam recebido destaque na Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB), a maior degustação às cegas do país. O Ferro Doido Malbec, da vinícola Vaz, e o próprio Reconvexo Reserva Syrah conquistaram a medalha de ouro e receberam a nota 92, entre mais de mil rótulos inscritos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.