Urnas: TSE faz megateste para blindar eleições 2026

TSE inicia maior teste de segurança da história para garantir a confiabilidade das urnas eletrônicas nas eleições de 2026

Urnas: TSE faz megateste para blindar eleições 2026
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Com as Eleições 2026 marcadas para 4 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início a uma das maiores ações de segurança digital da história eleitoral do Brasil: o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025 (TPS 2025). O evento, que acontece entre os dias 1º e 5 de dezembro, marca o início de uma série de iniciativas focadas na integridade e transparência do processo eleitoral brasileiro.

Desde 2009, o TPS permite que especialistas tentem encontrar falhas nos sistemas eleitorais — tanto nos softwares quanto nos hardwares das urnas eletrônicas. Este ano, um número recorde de 149 participantes foi aprovado, incluindo grupos ligados a universidades, partidos políticos e até representantes da sociedade civil.

Além do teste técnico, o TSE também inaugurou o Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2026, com a abertura dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais para inspeção pública. A cerimônia, realizada no dia 2 de outubro, foi conduzida pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que destacou a importância da fiscalização em todas as etapas do processo: “A democracia tem como princípio fundamental a confiança.”

Os sistemas testados vão desde o GEDAI-UE (gerenciador de dados) até os módulos de apuração e verificação. A novidade deste ano é a participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que contribuiu com uma biblioteca criptográfica pós-quântica, reforçando a segurança dos sistemas embarcados nas urnas modelo UE2022.

O TPS 2025 não apenas fortalece a segurança do processo eleitoral, mas também consolida o Brasil como referência mundial em transparência eleitoral. A ação amplia o poder de fiscalização da sociedade, promovendo confiança no sistema e reforçando o compromisso com uma eleição segura, auditável e justa.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.