Últimos ajustes para Carnaval: Prefeitura reforça fiscalização de trios elétricos e veículos de apoio

A criação da força-tarefa ocorreu após o tombamento da carroceria frontal do trio elétrico da banda Pagod'art, durante o Furdunço, no último sábado (7)

Carnaval Salvador
Últimos ajustes para Carnaval: Prefeitura reforça fiscalização de trios elétricos e veículos de apoio
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Contagem regressiva para o Carnaval de Salvador já começou. A Prefeitura intensificou, nos dias que antecedem a folia, a fiscalização dos trios elétricos e veículos de apoio que irão desfilar na festa, com foco na segurança, sustentabilidade e cumprimento das normas técnicas. As ações envolvem vistorias estruturais, documentais e ambientais, realizadas de forma integrada por diversos órgãos municipais, estaduais e entidades técnicas.

Nesta segunda-feira (9), uma atuação conjunta entre a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Transalvador realizou a medição da emissão de gases poluentes dos veículos utilizados no Carnaval. A atividade aconteceu na Central de Vistoria do Carnaval, no Parque de Exposições, onde trios elétricos e carros de apoio passam por inspeção obrigatória desde o dia 26 de janeiro.

Os veículos aprovados nos testes ambientais recebem um selo que atesta as condições de emissão de poluentes. Segundo o secretário da Secis, Ivan Euler, a iniciativa funciona como um projeto-piloto. “Em 2025, realizamos a medição da qualidade do ar durante o Carnaval. Com esses dados, poderemos comparar as emissões deste ano com as do ano passado, nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande. A ideia é avançar para ações mais abrangentes nos próximos anos”, explicou.

Paralelamente, a Prefeitura montou uma força-tarefa para reforçar os protocolos de segurança dos trios elétricos durante a folia. A operação reúne a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a Saltur, a Transalvador, além do Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Polícia Técnica (DPT), Vigilância Sanitária, Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA).

Durante o Carnaval, as equipes realizarão fiscalizações presenciais ao longo dos circuitos, com atenção especial ao cumprimento da capacidade máxima de carga e de pessoas estabelecida para cada trio elétrico e carro de apoio. Placas informativas com a capacidade permitida são fixadas nos veículos pelo Crea-BA.

“A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com um Carnaval seguro e responsável, garantindo que a festa aconteça com alegria, organização e respeito às normas técnicas”, destacou o secretário da Sedur, Sosthenes Macêdo.

Acidente no Furdunço

A criação da força-tarefa ocorreu após o tombamento da carroceria frontal do trio elétrico da banda Pagod’art, durante o Furdunço, no último sábado (7), provocado por excesso de peso. Na ocasião, os responsáveis foram autuados por colocarem em risco a segurança da população.

Além das vistorias visuais e estruturais, os veículos precisam apresentar Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) referentes à manutenção da estrutura metálica, sistemas elétrico e de sonorização, grupo gerador, extintores, sistema hidrossanitário e demais itens de segurança.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.