Trump bloqueia green cards e vistos de 19 países “de risco”

Medida afeta solicitações de asilo, green card e autorizações de trabalho de cidadãos de países considerados de alto risco pelos EUA

Mundo
Trump bloqueia green cards e vistos de 19 países “de risco”
Foto: Gage Skidmore/Flickr

O governo dos Estados Unidos suspendeu nesta terça-feira (2/12) todos os pedidos de imigração, asilo e green card de cidadãos de 19 países considerados de alto risco. A decisão, anunciada pelo presidente Donald Trump, ocorre após o assassinato de uma agente da guarda nacional por um imigrante afegão em Washington, no dia 26 de novembro.

Entre os países afetados estão Afeganistão, Irã, Somália, Venezuela, Líbia, Haiti, Cuba, entre outros. A lista completa inclui: Afeganistão, Birmânia, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia, Somália, Sudão, Iêmen, Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turcomenistão e Venezuela.

Segundo o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS), a suspensão abrange desde solicitações de green card até autorizações de trabalho para pedidos de asilo em análise. A diretriz determina que todos os formulários, decisões finais e cerimônias de juramento sejam interrompidos até nova ordem.

Esta medida integra a ofensiva migratória do governo Trump, que também revisa decisões migratórias da administração Biden, incluindo green cards concedidos e pedidos de asilo aprovados nos últimos anos. Operações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) estão sendo reforçadas, com aumento de detenções de estrangeiros em situação irregular.

Analistas apontam que a suspensão pode afetar milhares de solicitantes e representa um endurecimento sem precedentes da política de imigração americana, aumentando a tensão entre os EUA e os países atingidos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.