Trios elétricos a gás natural reduzem poluição em 30%
Novidade foi um dos destaques do carnaval

O presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, destacou o sucesso da operação de trios elétricos movidos a gás natural (GNV), uma alternativa mais limpa e barata ao diesel.
A novidade foi um dos destaques do carnaval de Salvador neste ano. A iniciativa, faz parte do projeto “Carnaval do Cuidado” e “Carnaval da Sustentabilidade” do governo da Bahia.
“O Carnaval da Sustentabilidade deu um passo arrojado e o futuro é que tenhamos os grandes trios, os grandes blocos, que têm sensibilidade para essa temática que o Governador de Anônimo trouxe à rua, eles incorporem ações para que a gente viabilize o Carnaval sustentável”, declarou.
Entre os cuidados destacado por Gavazza durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 18, estão:
- Redução de Carbono: Os trios a gás emitiram 30% menos CO2 em comparação aos modelos tradicionais.
- Zero Particulados: A tecnologia eliminou a emissão de fuligem e partículas sólidas, principais responsáveis por doenças respiratórias em grandes aglomerações.
- Economia e Soberania: O gás natural é um recurso produzido na Bahia, sendo mais barato que o diesel, que possui grande parte de seu volume importado.
Tecnologia sustentável
O projeto foi uma colaboração entre a Bahiagás, a operadora logística Logás e grandes nomes do Carnaval.
“Estamos aprofundando a construção de um Carnaval sustentável. Combatemos o uso do diesel, que é o mais poluente dos derivados de petróleo, utilizando um produto baiano e menos agressivo”, afirmou Luiz Gavazza.
No circuito Campo Grande, desfilaram com a tecnologia sustentável:
- Trio Armandinho, Dodô e Osmar (Fobica)
- Bloco Olodum



Comentários: