Transporte público será monitorado por inteligência artificial e drones durante Carnaval
De acordo com a prefeitura, a tecnologia permite o acompanhamento em tempo real da operação de transporte

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), vai fazer uso da tecnologia para reforçar o monitoramento do transporte público durante o Carnaval de 2026.
A iniciativa inclui o uso de inteligência artificial, drones e sistemas integrados de monitoramento em tempo real, com o objetivo de otimizar a operação e garantir mais eficiência e segurança para os foliões que utilizam o sistema de transporte da cidade.
Uma das novidades será a contagem de passageiros na Estação da Lapa por meio de câmeras de videomonitoramento equipadas com inteligência artificial. Os equipamentos, instalados nos terminais de embarque e desembarque, realizarão o reconhecimento facial, respeitando os protocolos legais de proteção de dados, para contabilizar o fluxo de usuários que acessam o terminal ao longo da festa.
Além disso, agentes da Semob irão operar dois drones para acompanhamento da movimentação nos principais pontos de transporte da cidade. As imagens captadas serão integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO), que reúne câmeras de monitoramento distribuídas em locais estratégicos de Salvador, permitindo o acompanhamento em tempo real da operação de transporte.
O CCO também monitora a circulação dos ônibus por meio do sistema de geolocalização (GPS), possibilitando o acompanhamento do deslocamento da frota e a adoção de ajustes operacionais conforme a demanda.


Comentários: