Transporte e Infraestrutura de Salvador registram crescimento no Carnaval 2025
Nos primeiros dias da festa, a cidade registrou aumento no fluxo de passageiros

Salvador vive um Carnaval de 2025 marcado pelo crescimento no número de passageiros nos transportes públicos e pela melhoria na infraestrutura da cidade, com destaque para a mobilidade urbana, segurança e saúde. Nos primeiros dias da festa, a cidade registrou aumento no fluxo de passageiros e um incremento nas operações de fiscalização e manutenção, garantindo uma folia mais organizada e segura.
O Elevador Lacerda, requalificado pela Prefeitura e reaberto na última quinta-feira (27), registrou mais de 21 mil passageiros apenas no sábado (1º), um aumento de 31% em relação ao mesmo dia de 2024. O Plano Inclinado Liberdade/Calçada, outro importante meio de transporte no centro da cidade, também teve crescimento significativo, com 5,6 mil usuários, representando um aumento de quase 60% em comparação com o Carnaval de 2024.
O sistema de transporte público como um todo transportou quase 400 mil passageiros no sábado (1º), com a linha gratuita Lapa-Calabar destacando-se ao transportar quase 90 mil pessoas. O BRT Salvador, por sua vez, registrou um aumento de 66% no número de passageiros, atingindo quase 30 mil. A fiscalização também teve papel importante, com 97 veículos abordados por transporte clandestino e 20 motoristas autuados.
Na área de trânsito, a Transalvador reportou mais de 209 mil acessos aos portais eletrônicos nos três primeiros dias do Carnaval, um aumento de 76% em relação ao ano anterior. No entanto, o número de notificações por irregularidades foi de menos de 2% do total de acessos, o que mostra a eficácia da fiscalização. A cidade também registrou nove acidentes de trânsito, resultando em 12 pessoas feridas.
Saúde também teve um bom desempenho em 2025, com uma redução de 18% nos atendimentos em comparação com o ano passado, somando 1.972 atendimentos. As ocorrências cirúrgicas diminuíram 65%, e não houve casos de armas de fogo nos módulos de saúde até sábado. Mais de 2 mil foliões foram atendidos nas unidades de saúde, com 95% dos casos resolvidos no local.
Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) seguiu atuando de forma rigorosa na fiscalização de estabelecimentos comerciais, embargando um local na Barra por vender bebidas em garrafas de vidro, o que é proibido nos circuitos. A limpeza pública, realizada pela Limpurb, também obteve bons resultados, com a coleta de 144 toneladas de resíduos no sábado, e 73 toneladas de recicláveis coletadas até o momento.
Na assistência social, o programa de combate ao trabalho infantil registrou 1.335 abordagens no sábado, com 25 crianças em situação de trabalho infantil e 119 em vulnerabilidade social. O programa Salvador Acolhe também prestou apoio a 513 crianças e adolescentes.
A Segurança Pública teve um desempenho positivo, com a Guarda Municipal realizando 95 atendimentos, e a Transalvador mantendo o controle do tráfego. Além disso, o serviço de iluminação foi ajustado em vários pontos da cidade, incluindo a instalação de reforços nos circuitos e a resolução de um apagão no Campo Grande.
Por fim, a Tecnologia também teve papel relevante, com mais de 11.384 interações no WhatsApp da Prefeitura e mais de 244 mil conexões ao Wi-Fi gratuito Conecta Salvador, um reflexo da crescente interatividade dos foliões com os serviços municipais.
Comentários: