Transalvador monta operação especial para o desfile do 7 de Setembro em Salvador
Interdições, barreiras e mudanças no trânsito vão impactar motoristas durante o feriado da Independência

A Transalvador anunciou uma operação especial de trânsito para o desfile do 7 de Setembro em Salvador, que será realizado no próximo domingo, no Campo Grande. O esquema envolve interdições de ruas, desvios, proibição de estacionamento e instalação de barreiras fixas e móveis em pontos estratégicos da capital baiana. O objetivo é garantir segurança e fluidez para pedestres, motoristas e participantes do tradicional desfile cívico da Independência do Brasil.
Proibições de tráfego e estacionamento
A partir das 21h de sábado (6) até 23h59 de domingo (7), ficará proibida a circulação e o estacionamento de veículos na Avenida Sete de Setembro, no trecho entre a Rua Banco dos Ingleses e o acesso ao Corredor da Vitória.
Durante o mesmo período, o tráfego vindo do Vale do Canela e do Corredor da Vitória será desviado, no Largo do Campo Grande, para a Avenida Araújo Pinho, Rua Dr. Augusto Viana e Rua João das Botas. Além disso, o estacionamento estará proibido das 17h às 23h59 no Largo do Campo Grande, próximo ao Wish Hotel da Bahia.
Barreiras fixas, móveis e de sinalização
A operação contará com diferentes tipos de barreiras:
- Barreiras Fixas (BF): serão instaladas a partir das 19h de sábado em pontos como a Ladeira da Revolta dos Malês, Rua Chile, Rua Carlos Gomes, Praça da Piedade e Avenida Sete de Setembro.
- Barreiras Móveis (BM): entrarão em funcionamento no domingo, às 5h, em locais como o Viaduto José Gonçalves, Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha, Ladeira dos Aflitos, Rua da Graça e Largo do Campo Grande.
- Barreiras de Sinalização (BS): também serão montadas a partir das 5h de domingo, em vias como a Rua Américo Simas, Vale dos Barris, Praça da Piedade, Largo dos Aflitos e Rua Presidente Kennedy.
Ruas interditadas no 7 de Setembro
No domingo (7), a partir das 5h, diversas vias importantes terão circulação proibida, incluindo:
- Avenida Sete de Setembro (da Ladeira da Barra até o Campo Grande, Piedade e São Bento);
- Praça Castro Alves;
- Rua Chile;
- Rua da Ajuda;
- Ladeira da Montanha;
- Rua Carlos Gomes;
- Largo dos Aflitos;
- Rua Clóvis Spínola;
- Ladeira da Conceição da Praia.
Motoristas deverão buscar rotas alternativas, como a Avenida Lafayete Coutinho (Contorno), o Vale dos Barris e a Baixa dos Sapateiros.
Acesso de autoridades e estacionamento autorizado
Será criada uma via exclusiva para autoridades no acesso à Praça Dois de Julho, pela Rua Banco dos Ingleses, a partir das 5h de domingo. Também haverá inversão de sentido em vias como a Rua Gamboa de Cima e a Rua Presidente Kennedy.
O estacionamento de ônibus a serviço do evento será permitido em locais como a Avenida da França, Rua Miguel Calmon, Rua da Conceição da Praia, Rua Chile e Avenida Lafayete Coutinho. Já os veículos oficiais terão vagas reservadas no Largo do Campo Grande.
Orientações da Transalvador
A Transalvador recomenda que os motoristas antecipem seus deslocamentos e, sempre que possível, utilizem transporte público para evitar congestionamentos. Agentes do órgão estarão distribuídos em pontos estratégicos para orientar a população e garantir o bom andamento da operação.
Com milhares de pessoas esperadas no Campo Grande, o desfile do 7 de Setembro em Salvador deve movimentar a região e exigir atenção redobrada de condutores e pedestres.
Comentários: