Trabalhadores por aplicativos crescem 25% em 2 anos

Flexibilidade e renda impulsionam alta no trabalho por aplicativos; transporte lidera preferência

Brasil Notícias
Trabalhadores por aplicativos crescem 25% em 2 anos
Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

O número de pessoas que trabalham por meio de aplicativos no Brasil cresceu 25,4% entre 2022 e 2024, saltando de 1,3 milhão para quase 1,7 milhão, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse crescimento representa 335 mil novos trabalhadores que optaram por essa modalidade flexível de emprego.

A participação desses profissionais no total da população ocupada também aumentou, passando de 1,5% para 1,9% entre os anos analisados. Atualmente, o país conta com 88,5 milhões de pessoas ocupadas, das quais quase 2% trabalham por plataformas digitais.

De acordo com o analista Gustavo Fontes, responsável pela pesquisa, fatores como maior renda e flexibilidade na jornada de trabalho são os principais impulsionadores do crescimento. “A possibilidade de escolher os dias, horários e locais para trabalhar é um atrativo significativo para os trabalhadores por aplicativos”, explica.

Entre os tipos de aplicativos mais utilizados, os de transporte particular lideram com 53,1% dos usuários, seguidos por apps de entrega (29,3%), serviços gerais e profissionais (17,8%) e táxis (13,8%). Na categoria de serviços profissionais, destacam-se atividades como design, tradução e até telemedicina.

Dos 1,7 milhão de trabalhadores por aplicativos, 72,1% atuam como operadores de instalação e máquinas e montadores — categoria que inclui motoristas e motociclistas, conforme classificação do IBGE.

Este aumento evidencia uma mudança no mercado de trabalho brasileiro, com a digitalização e flexibilização ganhando cada vez mais espaço no dia a dia dos profissionais.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.