Títulos baianos e do Tivoli Triple Crown de surfe serão definidos neste final de semana na Praia do Forte
Entre os profissionais, o itacareense Alandresson Martins chega com vantagem para a última etapa, que acontece de sexta (13) a domingo (15)
Neste final de semana, a Praia do Forte, no litoral de Mata de São João, será palco das disputas finais do circuito Tivoli Triple Crown, que definirá os campeões baianos de surfe em 11 categorias. Na principal delas, a profissional, três nomes dividem as atenções na prova, que será realizada na praia de Catinguiba, entre sexta-feira (13) e domingo (15).
Na liderança do ranking, o itacareense Alandresson Martins chega em vantagem, após participar de duas finais nas etapas anteriores, conquistando um segundo e um terceiro lugares. Demi Brasil, de Morro de São Paulo, venceu a primeira etapa, mas não obteve uma boa colocação na segunda. Apesar disso, segue bem posicionado, ocupando o segundo lugar no ranking.
O atual campeão baiano e vencedor do Tivoli Triple Crown de 2023, o ilheense Fabrício Bulhões, venceu a segunda etapa, mas não participou da primeira por estar competindo na última etapa do circuito Taça Brasil 10.000, que garantiu sua classificação para o Dream Tour 2025, a elite do surfe brasileiro.
Com patrocínio do Tivoli Ecoresort Praia do Forte e da Billabong, o circuito é promovido pela Federação Baiana de Surf (FBSurf) e supervisionado pela Associação de Surf da Praia do Forte. A premiação para os profissionais é de R$ 10 mil por etapa.
Disputas e celebração
“Será um final de semana de disputas, mas também de muita festa para o surfe baiano”, comemora o organizador do Tivoli Triple Crown, o empresário Alexandre Leal. “É mais uma edição de sucesso deste evento, que fomenta o esporte na Praia do Forte, movimenta o turismo e dá visibilidade aos atletas da nossa região, que sempre se destacam”, explica.
Destaques locais
Nas categorias amadoras, 10 títulos baianos estão em disputa. Nas etapas anteriores, os jovens talentos “locais” da Praia do Forte Felipe Guerreiro e Gabriel Leal, ambos de 16 anos, se destacaram com excelentes resultados nas categorias profissional, sub-18 e sub-16. Já a promessa Davi Lucca, de apenas 10 anos, brilhou nas categorias sub-10, sub-12 e sub-14.
Mais títulos em jogo
Na disputa pelos títulos estaduais das categorias sub-18, sub-16 e sub-14, Gonçalo de Brito, Miguel Cerqueira, Brayan Pessoa, Mauy Schimidt, Yan Rodrigues e Guilherme Simões chegam como favoritos. Outros atletas em vantagem são Laine Silva (feminino), Marcelo Alves (master e kahuna), Paulo Falcon (legend), Rudá Nascimento (sub-12 e sub-10) e Miguel Rodriguez (sub-8), que lideram o ranking de suas respectivas categorias.
Apoios e parcerias
O Tivoli Triple Crown conta com os apoios da Prefeitura Municipal da Mata de São João, Sudesb Esporte, Projeto Tamar, Maron Consultoria, Lopes Surf Design, Blu Protetor, Pacco By, Birm Praia do Forte, Quinta das Lagoas, Fitone Sorvetes, EV Caio Cesar, 55 Açaí, Drink Bizzi, Barraca do Loro, Pousada Casa do Forte e Pousada Ogum Marinho.
ANOTE O RANKING:
Profissional
1) Alanderson Martins
2) Demi Brasil
3) Antônio Vinicius
4) Miguel Cerqueira
Sub-18
1) Gonçalo de Brito
2) Miguel Cerqueira
3) Lucca Yamasaki
4) Brayan Pessoa
Sub – 16
1) Brayan Pessoa
2) Mauy Schimidt
3) Yan Rodrigues
4) Gabriel Android
Feminino
1) Laine Silva
2) Elane Cavalcante
3) Luna Jin Li
4) Dayse Índia
Master (acima dos 35 anos)
1) Marcelo Alves
2) Alanderson Martins
3) Wallace Sampaio
4) Beto Capelotti
Kahuna (acima dos 45)
1) Marcelo Alves
2) Robson Vinhas
3) Leandro Mendes
4) Marcelo Bacana
Legend (acima dos 55 anos)
1) Paulo Falcon
2) Roberto Campos
3) Auro Pisani
4) Ricardo Matos
Sub-14
1) Yan Rodrigues
2) Guilherme Simões
3) Numa Lyori
4) João Jesus
Sub-12
1) Rudá Nascimento
2) João Jesus
3) Rafa Galeno
4) Bernardo Lerner
Sub-10
1) Rudá Nascimento
2) Rafa Galeno
3) Yan Reis
4) Davi Lucca
Sub-8
1) Miguel Rodriguez
2) Gustavo Dias
2) Andrey Neves
3) Ettori Sforza
Comentários: