Tenente PM Pedro Doria, criador do Pelotão Palmares, será condecorado com a Medalha Thomé de Souza em Salvador

Salvador
Tenente PM Pedro Doria, criador do Pelotão Palmares, será condecorado com a Medalha Thomé de Souza em Salvador
Foto: Divulgação

O Tenente PM Pedro Doria, idealizador do Pelotão Palmares em Simões Filho, será agraciado com a Medalha Thomé de Souza, a mais alta honraria da Câmara Municipal de Salvador (CMS). A cerimônia de entrega está marcada para o dia 1° de setembro de 2025, às 18h, em sessão solene no Centro de Cultura da CMS. A homenagem é uma iniciativa do vereador Cezar Leite (PL), que destacou a trajetória do militar.

“Esta homenagem ao Tenente Doria é mais do que merecida. A atuação dele à frente do Pelotão Palmares, PETO, e tantos outros projetos são exemplo a serem seguidos na segurança pública. Mas destaco a sua contribuição para a criação de uma doutrina nacional de atendimento pré-hospitalar tático. Como parlamentar, me senti na obrigação moral de reconhecer esse trabalho em nome da cidade de Salvador”, disse.

Trajetória e contribuições

Pedro Doria ingressou na Polícia Militar da Bahia em 2015 e rapidamente se destacou por suas iniciativas inovadoras. Em 2018, criou o Pelotão Palmares em Simões Filho, unidade voltada à proteção de comunidades quilombolas em situação de vulnerabilidade social. Sua atuação incluiu o comando de unidades operacionais de alta complexidade, como a CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional) em Paulo Afonso e outros 12 municípios baianos. Entre 2020 e 2023, chefiou operações táticas nos bairros do Caminho das Árvores e da Pituba, em Salvador, resultando em apreensões significativas de armas, incluindo seis fuzis em 2021, que contribuíram para o combate ao crime organizado.

Como instrutor, Doria capacitou mais de dois mil profissionais em Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático), incluindo policiais de diversos estados e integrantes de outras forças de segurança. Ele é autor do Manual de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar Tático, reconhecido por seu mérito intelectual pela PMBA, e participou ativamente da Câmara Técnica do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a regulamentação nacional do APH Tático. Seu trabalho culminou na publicação do manual nacional em 2025, um marco para a doutrina policial brasileira.

Vereador proponente

Cezar Leite (PL), autor da proposta, é médico e está em seu segundo mandato como vereador em Salvador. Conhecido por sua atuação em pautas conservadoras e defesa de causas relacionadas à saúde e à família, ele já apresentou projetos como o de combate à cristofobia.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.