Tenente Pedro Doria receberá a maior honraria de Salvador
Criador do Pelotão Palmares e referência nacional em APH Tático, o Tenente PM Pedro Doria será homenageado com a Medalha Thomé de Souza pela Câmara de Salvador

O Tenente da Polícia Militar da Bahia, Pedro Doria, será homenageado no próximo dia 1º de setembro de 2025, às 18h, com a Medalha Thomé de Souza, a mais alta condecoração da Câmara Municipal de Salvador. A cerimônia acontecerá em sessão solene no Centro de Cultura da CMS.
A honraria é de autoria do vereador Cezar Leite (PL), que destacou o impacto da atuação de Doria na segurança pública da Bahia e sua contribuição decisiva para o desenvolvimento da doutrina nacional de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático).
“A atuação do Tenente Doria à frente do Pelotão Palmares e em diversas frentes operacionais é admirável. Reconhecê-lo com a Medalha Thomé de Souza é um gesto de gratidão da cidade de Salvador”, afirmou o vereador.
De Simões Filho para o Brasil
Ingressando na PMBA em 2015, Pedro Doria rapidamente se tornou referência. Em 2018, fundou o Pelotão Palmares, voltado à proteção de comunidades quilombolas em situação de vulnerabilidade. Desde então, sua trajetória foi marcada por missões estratégicas, inclusive no comando da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional) em Paulo Afonso e região.
Entre 2020 e 2023, liderou operações nos bairros da Pituba e Caminho das Árvores, que resultaram em importantes apreensões — incluindo seis fuzis em 2021.
Pioneirismo em APH Tático
Doria se destaca nacionalmente como instrutor e idealizador de treinamentos em APH Tático, tendo capacitado mais de 2 mil profissionais de diferentes forças de segurança. Ele também é autor do Manual de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar Tático, utilizado em todo o país.
Em 2025, sua participação ativa na Câmara Técnica do Ministério da Justiça ajudou a oficializar a doutrina nacional de APH Tático — um divisor de águas na atuação policial brasileira.
Comentários: