Tecnologia e polícia reforçam segurança no Virada Salvador 2026

Identificação biométrica, operações integradas e ações preventivas reforçam a segurança de baianos e turistas na Arena O Canto da Cidade

Notícias Polícia
Tecnologia e polícia reforçam segurança no Virada Salvador 2026
Foto: Divulgação/ Ascom – PCBA

A segurança do Festival Virada Salvador 2026 conta com um reforço tecnológico e operacional significativo. A Polícia Técnica da Bahia, por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), realiza a identificação multibiométrica de indivíduos em um posto instalado na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. O serviço permite identificar pessoas sem documentos, inconscientes, crianças desacompanhadas e custodiados encaminhados pela delegacia.

A identificação é feita a partir da coleta de impressões digitais ou da fotografia do rosto, com consulta rápida ao banco de dados do IIPM, que reúne mais de 14 milhões de cadastros. Em poucos minutos, o sistema apresenta informações completas, incluindo a verificação de possíveis mandados de prisão em aberto. Segundo o diretor-geral da Polícia Técnica, Osvaldo Silva, a tecnologia amplia a agilidade e a eficiência no atendimento durante grandes eventos.

Paralelamente, a Polícia Civil da Bahia mantém uma operação especial ao longo dos cinco dias do festival. No local, a Delegacia Especial de Área (DEA) está disponível para o registro de ocorrências como furtos, roubos e extravio de documentos e celulares. Equipes especializadas atuam de forma integrada, com investigações de campo e uso de recursos tecnológicos para coibir crimes contra o patrimônio.

As ações incluem ainda o atendimento a públicos vulnerabilizados no posto do Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (SERVVIR). Além do policiamento ostensivo e investigativo, o público recebe orientações preventivas, principalmente em áreas de grande aglomeração.

As forças de segurança também reforçam a importância do registro de ocorrências e da colaboração da população por meio do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), pelo telefone 181. A atuação integrada segue até o dia 31 de dezembro, garantindo mais tranquilidade para baianos e turistas que participam do Festival Virada Salvador 2026.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.